IMAGENS: caças da AMI escoltam 787 da American Airlines com suspeita de bomba a bordo. Dois caças Typhoon da Aeronáutica Militare Italiana (AMI) foram acionados ontem (23), em alerta de defesa aérea para interceptar e acompanhar um Boeing 787 da American Airlines com suspeita de bomba a bordo.
O Boeing 787-9 da American Airlines, matrícula N840AN, realizava o longo voo AAL 292 de Nova York (JFK/KJFK) para Nova Déli (DEL/VIDP), na Índia, com duração média de 14 horas. O jato sobrevoava o Mar Cáspio, próximo ao Turcomenistão, quando seus pilotos receberam um aviso de bomba a bordo enviado pela central da empresa, que teria recebido um e-mail relatando o fato.
Coordenado pela companhia, o voo foi orientado a dar meia volta e alternar preventivamente o Aeroporto Internacional de Roma (FCO/LIRF), na Itália, em um voo de pouco mais de três horas. Ao ingressar no espaço aérea italiano, dois Eurofighter Typhoon da AMI acionados em Alerta de Reação rápida (QRA) interceptaram e acompanharam o AAL 292 até seu pouso, que ocorreu sem problemas.
Em solo, o B787 foi recebido pela polícia local que inspecionou todo o avião e seus 199 passageiros sem nada de suspeito ser localizado. A companhia informou que voo 292 continuará nesta segunda-feira (24) depois que a tripulação cumprir o descanso regulamentar obrigatório.
O comando da AMI divulgou imagens da missão dos seus pilotos de caça, bem como testemunhas em solo compartilharam inúmeras imagens do 787 escoltado pelos Typhoon nos céus italiano.
@FFO