Ucrânia: Imagens atualizadas do Antonov 225 e uma “vaquinha” para reconstruí-lo. O correspondente de guerra russo, Alexander Kots, do jornal Komsomolskaia Pravda, visitou o Aeroporto de Gostomel, ao norte de Kiev, e mostrou imagens mais recentes da destruição do Antonov AN-225 Mriya. Na chamada da sua reportagem, o jornalista disse que foi se despedir do “milagre da engenharia soviética”.
O Aeroporto de Gostomel, sede da Antonov Airlines, foi um dos principais objetivos militares das forças russas que invadiram a Ucrânia. Para conquistá-lo os militares russos não mediram esforços, atacando severamente as suas instalações e infraestrutura.
Desde o início dos combates desconhecia-se a real situação do gigante Mriya, o que gerou muitas incertezas, até que em 04 de março surgiram as primeiras imagens do aeroporto, já sob o controle russo. Uma correspondente de guerra de uma TV russa mostrou ao mundo os hangares da Antonov Airlines atacados e o AN-225 Mriya muito destruído.
A Antonov Airlines divulgou uma nota informando que o AN-225 estava “hangarado” para manutenção mandatária em um dos seus seis motores. Diante dos avisos sobre a possibilidade de uma invasão russa, e correndo contra o tempo, os técnicos conseguiram deixar o avião pronto na noite anterior ao início dos ataques. A decolagem estava programada para a manha de 24 de fevereiro, o que infelizmente não foi possível por conta das proibições de voos após o início dos ataques russos.
Recentemente a Antonov lançou no seu Facebook uma “vaquinha internacional” com objetivo de arrecadar fundos para a reconstrução do AN-225. Em 24 de março, o CEO da Antonov, Sergii Bychkov, assina o pedido dirigido à “Comunidade de Aviação Internacional e a todas as pessoas atenciosas no mundo civilizado”.
“Em fevereiro de 2022 ocorreu uma catástrofe. Durante a agressão contra a Ucrânia, o avião An-225 Mriya foi destruído. Essa perda surpreendeu a equipe Antonov DP, a comunidade mundial de aviação, e aos vários clientes de carga da maior aeronave. Apesar dos tempos difíceis, a equipe do Antonov DP acredita firmemente que é necessário evitar a perda desta lendária aeronave, e começar a trabalhar na sua restauração. Para isso há tudo – a documentação técnica e o principal, o grande desejo e a inspiração da equipe Antonov. Por desgraça, em um momento difícil para a Ucrânia Antonov, há falta de fundos para realizar esta tarefa. Propomos estabelecer o Fundo Internacional para a reconstrução do An-225 Mriya”.
A carta não especifica quanto será necessário para esse hercúleo trabalho de reconstrução do avião, bem como não deixa claro de que maneira os destroços do An-225 estão sendo protegidos. A publicação tem repercutido no mundo virtual, gerando uma quantidade significativa de comentários, inclusive negativos. Entre as principais indagações estão o fato da aeronave não ter sido transferida de local antes da invasão; enquanto outros argumentam que, qualquer dinheiro arrecadado neste momento, deveria ser destinado para a reconstrução das casas de civis destruídas pela guerra, ou então doadas para as associações de acolhimento de crianças, etc.
Pensar que uma “vaquinha” arrecadará o montante necessário para “simplesmente” reconstruir o maior avião do mundo, soa como um devaneio. Além disso, o Aeroporto de Gostomel ainda está sob o controle dos invasores russos, portanto, os técnicos ucranianos da Antonov não tiveram a oportunidade de chegar perto do avião e avaliar se a reconstrução é economicamente viável. O fato é que até o final desta guerra, qualquer menção em reparar o AN-225 “Mriya” traduz literalmente o seu nome: “Sonho” (Mriya é “Sonho” em russo).
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