IMAGENS: Atlas Impala cai em show aéreo na África do Sul. Um piloto acrobático perdeu a vida no sábado (22/03), quando o seu Atlas Impala colidiu violentamente com o solo durante um show aéreo na África do Sul.
O Impala Mk.1 (versão biposta MB-326M) privado, matrícula civil ZU-IMP (ex- Força Aérea Sul Africana SAAF 479), era comandado pelo experiente piloto de testes James O’Connell, em uma exibição para milhares de expectadores no West Coast Airshow, realizado no Aeroporto Municipal de Saldanha/Vredenburg, na costa oeste da África do Sul.
Várias testemunhas filmaram o momento em que o jato faz um giro lento e mergulha em direção ao solo e, devido à sua baixa altitude, O’Connell não conseguiu recuperar a manobra a tempo, vindo a colidir contra o solo.
Os serviços de emergência chegaram rapidamente ao local da queda. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram parte do assento ejetavel do Impala longe dos destroços, indicando que O’Connell abandou o jato, mas a baixa altitude impediu que a ejeção fosse bem sucedida.
Com mais de 36 anos de experiência, James O’Connell era um Oficial aposentado da SAAF e há mais de 25 atuava como piloto de testes, com grande experiências em voos de certificação e homologação em helicópteros e aeronaves de asas fixas. Atualmente ele atuava como Instrutor Chefe de Voo da Academia de Testes de Voo da África do Sul (TFASA).
A empresa sul-africana Atlas Aviation Corporation produziu sob licença da italiana Aermacchi os jatos de ataque e treinamento MB-326M (biposto) e MB-326K (monoposto), designados localmente como Impala Mk.1 e Mk.2 respectivamente. A Embraer também produziu no Brasil o EMB-326GB o qual foi batizado como “Xavante”, o que explica a semelhança externa entre essas aeronaves.
Entre 2006 e o final de 2008 a Força Aérea Brasileira operou 14 Atlas Impala II (EMB-326K) comprados de segunda mão da África do Sul para missões de combate aéreo e ataque a alvos aéreos e de superfície.
@FFO