IMAGENS: aeronaves da USAF realizam inédita operação em rodovia. Em 05 de agosto, quatro A-10 Thunderbolt II e dois C-146 Wolfhounds da USAF, pousaram em uma rodovia, como parte do exercício Northern Strike 21. O treinamento ocorreu em um trecho da Michigan State Highway M-32, em Alpena, e conforme um comunicado da USAF, foi a primeira vez na história que as suas modernas aeronaves realizaram um pouso programado em rodovias no território americano.
As aeronaves de ataque A-10 operados pelo 354th Fighter Squadron, de Davis-Monthan AFB, Arizona e da 127th Wing da Base da Guarda Aérea Nacional de Selfridge, Michigan, além dos dois C-146 do Air Force Special Operations Command (AFSOC), de Duke Field, Flórida, operaram em uma segmento fechado da rodovia M-32, perto do Alpena Combat Readiness Training Center.
O Exercício Northern Strike é um treinamento anual, organizado pela Guarda Nacional de Michigan no National All Domain Warfighting Center (NADWC), e que abrange o Centro e Campo de Treinamento de Preparação de Combate Alpena Grayling Joint Maneuver Training Center.
“Essa operação comprovou que podemos pousar em qualquer rodovia. O A-10 pode operar em muito lugares para reabastecimento ou ser rearmado, para que possamos continuar operando qualquer lugar, a qualquer hora. Isso nos permitirá evitar o uso de bases construídas, que podem ser alvos dos nossos adversários, e contiuar movendo-se com muito mais rapidez”, disse o Capitão John Renner, comandante do 354th FS e um dos pilotos que participaram do pouso na rodovia.
A participação da 355th Wing neste exercício demonstrou o esforço contínuo da unidade para refinar suas capacidades ágeis de emprego em combate e o conceito Dynamic Wing, que melhora a capacidade de seus aviadores de operar em locais com infraestrutura e pessoal limitados. A capacidade do A-10 de pousar em uma variedade de superfícies, como rodovias e pistas de pouso não preparadas, permite que rapidamente a USAF projete o seu poder aéreo mais próximo do cenário de combate.
Conforme o Chefe do Estado-Maior da USAF, General Charles Q. Brown Jr., essas operações estão em alinhamento com a abordagem estratégica de “Accelerate Change or Lose” (Acelerar a Mudança ou Perder), testando e provando táticas inovadoras que não são normalmente treinadas, que posicionam a força para superar qualquer potencial adversário.
“Este é um pequeno passo para aumentar nossa confiança em operar em locais austeros. Estamos aumentando o número de áreas nas quais podemos pousar, para gerar e distribuir poder aéreo de ataque, operando a partir de pistas de terra ou com pavimentação. Acelerar a mudança significa aproveitar todas as oportunidades para seguir em frente e aumentar sua prontidão”, disse o Tenente-Coronel Gary Glojek, Comandante do 354th FS.
A USAF está mudando seus conceitos de operações para projetar poder por meio do Agile Combat Employment (ACE), e tem aplicado essas táticas em treinamentos para sustentar a sua agilidade. Este exercício é fundamental para garantir que a 355th Wing e a força total estejam preparadas para deter e, se necessário, derrotar os possíveis adversários.
“Estamos prontos para chegar ao alcance do ataque, para gerar e distribuir poder aéreo de combate a partir de milhares de locais em todo o mundo. Ficaremos mais ágeis e mais flexíveis à medida que fazemos isso”, disse o Tenente-Coronel Glojek.
Como medidas de precaução e segurança dos civis, um segmento da rodovia M-32, a leste de Herron Road e a oeste de King Settlement Road, foi fechada entre 8h às 13h. Durante este período, o tráfego foi para a rodovia M-65, Werth Road, EUA- 23 e Ripley Street. A energia elétrica foi temporariamente desconectada das residências ao redor da área de pouso para evitar danos à terceiros.
@FFO