IMAGENS: Aeroclube de Garibaldi (RS) restaurou em condições de voo um clássico Fairchild PT-19. O Aeroclube de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, recentemente finalizou a restauração e deixou em condições de voo um clássico avião de treinamento básico Fairchild PT-19 de 83 anos de idade.
O PT-19A, matrícula PP-HQM, é uma das 170 aeronaves deste modelo compradas novas dos EUA no início da década de 1940 pelo então recém criado Ministério da Aeronáutica para o treinamento de pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB).
Além das aeronaves americanas, a FAB também recebeu mais 234 PT-19 produzidos sob licença na antiga Fábrica do Galeão, no Rio de Janeiro, e designadas PT3-FG. Essas aeronaves serviram para padronizar o treinamento dos pilotos na recém criada Força Aérea Brasileira.
A FAB operou seus PT-19 e PT3-FG até 1963, quando foram desativados. Muitas aeronaves em condições de voo foram repassadas para outras forças aéreas ou doadas para escolas e aeroclubes brasileiros.
Foi assim que, em 1975, o Aeroclube de Garibaldi, na serra gaúcha, recebeu o PP-HQM, um PT-19A do lote original fabricado em 1942 nos EUA. Esta aeronave voou na FAB com duas matrículas militares, inicialmente como FAB-31 e posteriormente 0181.
Em comunicado nas redes sociais, o Aeroclube de Garibaldi disse que espera realizar nos próximos dias um evento comemorativo para celebrar a volta aos céus do seu icônico PT-19.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO