IMAGENS: a complexa operação de resgate do “COBRA 40” no Suriname. O resgate do C-98A Grand Caravan do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) “Esquadrão Cobra” da Força Aérea Brasileira (FAB) acidentado na semana passada em Sipaliwini, no interior do Suriname, foi um processo bastante complexo, que envolveu uma equipe de técnicos especialistas militares e civis trabalhando em conjunto. A missão foi realizada em 01/06, as imagens mostram a complexidade da operação, que contou com o apoio de um helicóptero H-60L Black Hawk do 7º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (7º/8º GAV) “Esquadrão Harpia”.
Além da sua equipe, a FAB contratou técnicos da companhia Azul Linhas Aéreas, especializados na movimentação de cargas especiais. O profissional da companhia aérea viajou para a região levando uma ferramenta produzida especialmente para esta missão, com o objetivo de estabilizar do C-98A ao ser içado pelo helicóptero.
Entre as atividades realizadas no local do acidente, a preparação do monomotor, cujo peso básico vazio é de 2.145 kg, necessitou de remoção de todo o combustível dos tanques, remoção de alguns componentes e colocação das cintas para içamento em pontos específicos para o seu transporte aéreo.
Para levar o Cessna Grand Caravan de Sipaliwini até Tiriós (PA), distante aproximadamente 60 km, a FAB usou um dos seus potentes helicópteros H-60L Black Hawk, cuja capacidade de carga externa é de aproximadamente 4.000 kg. Em Tiriós o FAB 2740 será revisado e preparado para um voo de translado até a Base Aérea de Manaus (PA).
O acidente
Na tarde de 29/05, o monomotor C-98A Grand Caravan da FAB, “Cobra 40”, realizou um pouso de emergência na pista do aeródromo de Sipaliwini (SMSI), no sul do Suriname, após o piloto reportar uma pane de motor alguns minutos de voo após decolar de Tiriós (SBTS) com destino à Manaus (SBMN). Nenhum dos três tripulantes ficou ferido.
Imediatamente o ACC-AZ ativou o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAREO), que destacou um helicóptero H-60L Black Hawk do 7º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (7°/8° GAv) “Esquadrão Hárpia” para a Missão de Salvamento (MSA).
Às 13h56, o Oficial de Operações do Esquadrão Harpia informou que o C-98A “Onça 40” havia pousado no Suriname às 13h42, e que todos os tripulantes sobreviveram sem ferimentos. O helicóptero Black Hawk – indicativo de chamada “SAR 08” (FAB 8908) – foi enviado da Base Aérea de Manaus (AM) para Tiriós (PA), onde aguarda a autorização para ingressar no espaço aéreo do Suriname para dar apoio e guarnecer a aeronave acidentada, até que seja possível o resgate da mesma.
O último acidente com um C-98A Grand Caravan da FAB ocorreu em 30 de outubro de 2023. Na ocasião, o FAB 2724, aeronave orgânica da Base Aérea de Boa Vista (BABV), fez um pouso de emergência no rio, logo após decolar da pista da Comunidade Indígena de Palimiú, distante cerca de 260 quilômetros de Boa Vista (RR). Os cinco militares que estavam a bordo foram resgatados em segurança por militares do Exército Brasileiro.
@FFO