• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Imagem revela compartimento interno de armas na cauda do Su-57 Felon

18 de outubro de 2025
Imagem revela compartimento interno de armas na cauda do Su-57 Felon. Foto: redes sociais.
Imagem revela compartimento interno de armas na cauda do Su-57 Felon. Foto: redes sociais.

Imagem revela compartimento interno de armas na cauda do Su-57 Felon. Uma foto bastante incomum mostrando o ângulo traseiro do caça multifuncional russo Su-57 (codinome OTAN “Felon”), revelou detalhes do seu compartimento interno de armas na cauda. Este seria um dos diversos compartimentos internos do caça de quinta geração russo, projetado para missões furtivas com baixa assinatura radar.

De acordo com as informações disponíveis publicamente, o “Felon” teria entre 8 e 10 pontos de fixação de armas em compartimentos internos. Dois deles ficam na sessão central da fuselagem, e teriam capacidade para transportar mísseis de cruzeiro de longo alcance (como o Kh-69) e bombas convencionais. Outros compartimentos ficaram nas laterais, próximos da raiz das asas, e normalmente são usados ​​para acomodar mísseis ar-ar.

Além dos compartimentos internos, o Su-57 também possui pontos de fixação externos sob as asas, permitindo transportar bombas guiadas, mísseis de cruzeiro ou armas ar-ar adicionais. No entanto, o uso de pilones externos compromete a seção transversal do radar da aeronave, por isso são utilizados em missões que não exigem a baixa visibilidade da aeronave.

O programa Su-57, embora esteja em produção em série e oficialmente aceito pela Força Aérea Russa, permanece incompleto. Conforme analistas, a aeronave ainda carece de um motor mais moderno, aviônicos totalmente integrados e um conjunto de armas comprovado em combate. Em sua forma atual, a plataforma de quinta geração depende de componentes e sistemas legados.

A Rússia tem promovido ativamente o Su-57 no exterior, especialmente na China e na Índia. Conforme observado em recentes publicações internas, Moscou precisa urgentemente de investimento estrangeiro para dar continuidade ao programa do jato, que tem enfrentado atrasos e restrições orçamentárias desde seus estágios iniciais.

A aeronave foi exibida em diversos shows aéreos e na mídia estatal, mas sempre com imagens dos compartimentos de armas fechados. Esta é uma das primeiras divulgações públicas mostrando alguns detalhes do compartimento interno de cauda. Embora não tenha sido verificada de forma independente, a foto mostra detalhes consistentes com o que se sabe sobre o layout da fuselagem do caça.

O Su-57 teria até 10 compartimentos internos para armas, distribuídos ao longo da sua fuselagem. Foto: UAC.
O Su-57 teria até 10 compartimentos internos para armas, distribuídos ao longo da sua fuselagem. Foto: UAC.

Os compartimentos internos de armas é uma das características mais marcantes dos caças de quinta geração, como nos americanos F-22 Raptor e F-35 Lightning II, projetados para preservar sua furtividade diante dos radares inimigos. O sistema modular de compartimentos internos do Su-57, proporcionaria versatilidade comparável em todas as missões, mantendo uma assinatura de radar mais baixa durante ataques iniciais ou missões de superioridade aérea.

No entanto, a falta do motor de última geração Izdeliye 30, juntamente com evidências limitadas de implantação operacional, continua a levantar dúvidas entre analistas sobre a prontidão de combate do Su-57. A Rússia alegou uso em combate da aeronave na Ucrânia e na Síria, mas apenas como lançador de mísseis de cruzeiro.

Especula-se que a divulgação deliberada da imagem do Su-57 aponta para uma nova campanha de promoção internacional de Moscou. Isto teria a intenção de ressaltar a maturidade do caça e fornecer a mensagem de que ele deixou de ser apenas um protótipo e se tornou um sistema de armas comprovado e pronto para exportação.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login