Imagem do futuro caça naval chinês de 5ª geração. Está circulando na internet uma imagem mais clara do novo caça de quinta geração da China, o J-35. A aeronave é a versão naval do Shenyang FC-31, e está sendo desenvolvido para operações embarcadas no novo porta-aviões Type 003 da Marinha Chinesa.
O projeto do Shenyang FC-31 é conhecido no ocidente há mais de uma décadda, e suas grandes semelhanças com os caças americanos de quinta geração, F-22 Raptor e F-35 Joint Strike Fighter, chamaram muito a atenção nos EUA. A designação FC-31 (ou J-31) seria aplicada nas versões para operações terrestres e de exportação, enquanto o J-35, utilizado para a versão naval embarcada.
O protótipo fotografado apresenta uma série de modificações em relação ao original, como estabilizadores verticais menores e redesenhados. Especula-se que os motores russos RD-93 foram substituídos por turbofans de fabricação chinesa WS-13E, para a versão terrestre, e WS-19 para a versão embarcada. Desta forma, estima-se que o peso máximo de decolagem do J-35 seja algo em torno de 30 toneladas, semelhante aos F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.
Um dos detalhes que mais chamam a atenção na fotografia do J-35, é o conjunto do trem de pouso dianteiro, que claramente é reforçado, com rodas duplas e, supostamente, ganchos para utilização com as catapultas eletromagnéticas, que equiparão o porta-aviões Type 003.
Apesar das escassas e confusas informações, especialistas vêem no FC-31/J-35, grandes muitas semelhanças em design – e função – aos ocidentais norte-americanos F-35A/F-35C.
@FFO