Imagem da futura versão do B-52 com novos motores e radar. A imagem acima mostra como deverá ficar o bombardeiro B-52 Stratofortress após receber os novos motores e outras modificações que serão implementadas pela USAF. Com essas modificações ele deverá receber a designação B-52J ou K, que ainda não foi oficializada. A imagem virtual da Boeing, foi renderizada a partir de um sistema de modelo digital de prototipagem, portanto, deve ser muito próximo da versão final.
Em primeira vista destacam-se os novos motores turbofan F130 produzidos pela Rolls-Royce North America. Mantendo a configuração de oito motores, a imagem mostra como os novos F130 serão posicionados mais altos e à frente do que as os atuais motores Pratt & Whitney TF-33 que equipam os B-52 desde o início da década de 1960.
A validação do comportamento da nova configuração motores/naceles em relação à asa e ao sistema de flaps será uma fase importante do programa de testes de voo, que deverá começar nos próximos dois anos.
O nariz da aeronave que atualmente abriga o sistema de visualização infravermelho/eletro-óptico (FLIR/EO), será modificado para receber o novo radar da família AN/APG-79 que equipa os F/A-18E/F SuperHornet. Algumas funções do sistema FLIR/EO migrarão para o novo radar, enquanto outras já são realizadas pelo pod de mira Litening ou Sniper, que o B-52 pode carregar em cabides subalares.
Além dos novos motores e radar, o futuro B-52J ou K terá um moderno cockpit completamente atualizado, um ovo sistema híbrido (analógico-digital) para o gerenciamento dos motores, aprimoramentos nos sistema de comunicação e navegação e a exclusão de uma estação, que reduzirá o número de tripulantes.
Também se destacam na imagem duas grandes corcovas na parte de cima da fuselagem, próximas à raiz das asas. Um funcionário da Boeing disse que essas saliências não são novas, não fazem parte do atual programa de modernização e que “não teria nada a dizer sobre elas”.Essa frase indica que o assunto poderia ser algo classificado. As “bolhas” parecem maiores do que as atuais carenagens existentes naquela área, que abrigam GPS e outros equipamentos de comunicação/navegação, e talvez poderão abrigar uma nova versão/configuração desses sistemas.
De acordo com a Coronel Louise Ruscetta, líder sênior de material do B-52, há mais de sessenta anos, em 1962, os B-52G receberam os novos motores TF-33, motivo pelo qual passaram a ser designados B-52H. Entretanto, este atual programa combinado de remotorização, atualização de radar entre outros sistemas, representa a maior modificação na história do B-52 Stratofortress, o que poderia levar a uma nova designação, disse a Oficial da USAF.
Poderá haver uma designação “provisória”, uma vez que o radar será instalado antes dos motores, causando uma atualização de documentação, operação e manutenção. Uma nova mudança ocorrerá quando os motores forem substituídos, por isso o Comando de Ataque Global da USAF está analisando como será definida essa questão da nova versão, disse Ruscetta.
O novo radar será de matriz de varredura eletrônica ativa, o mesmo usado pelos caças, e ocupará muito menos espaço do que os antigos sistemas de varredura mecânica. Esta alteração criará espaço para os equipamentos de guerra eletrônica, disse Ruscetta. Espera-se que parte da frota de B-52 estará operacional com novos radares e motores até o final desta década.
Fonte: Air & Space Force Magazine
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