• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ilyushin Il-112V retoma voos de testes depois de dois anos parado

31 de março de 2021
Protótipo do Il-112V, RF-41400/01yelow, decolando de Voronezh, depois de dois anos parado (Foto: VASO).
Protótipo do Il-112V, RF-41400/ 01 Yelow, decolando de Voronezh, depois de dois anos parado (Foto: VASO).

A estatal russa United Aircraft Corporation (UAC) retomou os voos de testes do novo turboélice de transporte militar Ilyushin Il-112V. O protótipo, matrícula RF-41400/01yelow (c/n 01-01), realizou o seu segundo voo de experiências ontem (30/03), exatamente dois anos depois do voo inaugural, ocorrido em 30 de março de 2019.

A aeronave decolou do aeródromo de Voronezh, sede da fabricante VASO (Voronezh Aircraft Production Association), parte do conglomerado UAC, com três tripulantes (dois pilotos de testes e um engenheiro) para um voo de 30 minutos, onde foram avaliados parâmetros de estabilidade e controlabilidade, bem como alguns modos de operação dos motores russos Klimov TV7-117ST.

O segundo voo de experiências do Il-112V, teve duração de 30 minutos, onde foram testadas a controlabilidade da aeronave e os parâmetros de motores (Foto: VASO).

“No momento, estamos concluindo as avaliações iniciais para certificação do período entre revisões do motor, estimado em 600 horas”, disse o Projetista Geral da Klimov, Vsevolod Eliseev, acrescentando que seis motores foram construídos para uso nos protótipos, e sete para testes estáticos em laboratório.

Conforme o Diretor-Gerente da Ilyushin, Sergei Yarkovoy, desde o primeiro voo de 2019, a empresa trabalhou para reduzir o peso do protótipo, que estava acima do previsto no projeto, além de implementar outras melhorias nos sistemas. A expectativa de Yarkovoy é que após o início da produção em série, até 12 aeronaves por ano sejam entregues para os clientes.

O Il-112V foi desenvolvido como sucessor do soviético Antonov An-26, cumprindo missões de transporte de tropas, materiais, veículos leves e demais cargas com peso de até cinco toneladas. A aeronave também poderá realizar pousos de assalto e operações em pistas não preparadas. 

Enquanto o segundo protótipo Il-112V (c/n 01-02) passa por testes estáticos de ciclo de vida no Instituto Central Aero-Hidrodinâmico de Zhukovsky (TsAGI), a produção de outras duas aeronaves já foi iniciada em Voronezh.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login