A estatal russa United Aircraft Corporation (UAC) retomou os voos de testes do novo turboélice de transporte militar Ilyushin Il-112V. O protótipo, matrícula RF-41400/01yelow (c/n 01-01), realizou o seu segundo voo de experiências ontem (30/03), exatamente dois anos depois do voo inaugural, ocorrido em 30 de março de 2019.
A aeronave decolou do aeródromo de Voronezh, sede da fabricante VASO (Voronezh Aircraft Production Association), parte do conglomerado UAC, com três tripulantes (dois pilotos de testes e um engenheiro) para um voo de 30 minutos, onde foram avaliados parâmetros de estabilidade e controlabilidade, bem como alguns modos de operação dos motores russos Klimov TV7-117ST.
“No momento, estamos concluindo as avaliações iniciais para certificação do período entre revisões do motor, estimado em 600 horas”, disse o Projetista Geral da Klimov, Vsevolod Eliseev, acrescentando que seis motores foram construídos para uso nos protótipos, e sete para testes estáticos em laboratório.
Conforme o Diretor-Gerente da Ilyushin, Sergei Yarkovoy, desde o primeiro voo de 2019, a empresa trabalhou para reduzir o peso do protótipo, que estava acima do previsto no projeto, além de implementar outras melhorias nos sistemas. A expectativa de Yarkovoy é que após o início da produção em série, até 12 aeronaves por ano sejam entregues para os clientes.
O Il-112V foi desenvolvido como sucessor do soviético Antonov An-26, cumprindo missões de transporte de tropas, materiais, veículos leves e demais cargas com peso de até cinco toneladas. A aeronave também poderá realizar pousos de assalto e operações em pistas não preparadas.
Enquanto o segundo protótipo Il-112V (c/n 01-02) passa por testes estáticos de ciclo de vida no Instituto Central Aero-Hidrodinâmico de Zhukovsky (TsAGI), a produção de outras duas aeronaves já foi iniciada em Voronezh.
@FFO