• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ilyushin 96 do chanceler da Rússia tem abastecimento negado em Brasília

23 de fevereiro de 2024
Ilyushin 96 do chanceler da Rússia tem abastecimento negado em Brasília. Jato russo estacionado na  Base Aérea do Galeão (Foto: Breno Dantas).
Ilyushin 96 do chanceler da Rússia tem abastecimento negado em Brasília. Jato russo estacionado na Base Aérea do Galeão (Foto: Breno Dantas).

Ilyushin 96 do chanceler da Rússia tem abastecimento negado em Brasília. Em visita oficial ao Brasil nesta semana, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, passou por um constrangimento ao ter negado o abastecimento do seu avião na Capital Federal. Lavrov veio ao Brasil para reunião pré-G20 com seus homólogos, antes do encontro que ocorrerá no Rio de Janeiro em novembro.

A viajem de Lavrov da Rússia para o continente americano ocorreu a bordo do Ilyushin 96-300 do Destacamento de Voos Especiais do Governo (RSD), matrícula RA-96019. Antes de pousar no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), na noite de 20/02, o voo “RSD 808” esteve em Havana, Cuba e em Caracas, na Venezuela.

Após a reunião no Rio de Janeiro, Lavrov tinha agendado um encontro com o presidente Lula na quinta-feira (22/02), em Brasília. A programação previa o deslocamento a bordo do Il-96, o que acabou não acontecendo, porque o abastecimento do jato russo recusado pela fornecedora de combustível do Aeroporto Internacional de Brasília.

Em seus deslocamentos intercontinentais, o chanceler russo dispõem de uma frota de Ilyushin 96-300 do Destacamento de Voos Especiais do Governo (Foto meramente ilustrativa: AL).

A empresa abastecedora VIBRA (antiga BR Distribuidora), alegou que ao atender o jato de Serguei Lavrov poderia sofrer retaliações do governo dos Estados Unidos. O chanceler russo, bem como todas as empresas associadas a ele (incluindo prestadores de serviços), estão sob sanções internacionais, principalmente após a invasão do território ucraniano.

A VIBRA atende diariamente diversas companhias aéreas comerciais e privadas americanas que operam nos principais aeroportos brasileiros. Caso abastecesse o avião de Lavrov, a empresa poderia ficar impedida de vender combustível no Brasil para empresas como a American Airlines, a Delta Airlines e a United Airlines, por exemplo.

O abastecimento do Ilyushin na Capital Federal seria necessário para ele voar sem escalas até Casablanca, no Marrocos, onde seria novamente abastecimento para seguir voo até Moscou pelas rotas que evitam o espaço aéreo europeu.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi consultada pelo Palácio do Planalto sobre a disponibilidade de combustível para abastecer o Il-96 na Base Aérea do Galeão (RJ), mas foi informado que não havia quantidade suficiente disponível para o reabastecimento do jato russo.

Presidente Lula recebendo o chanceler russo Sergey Lavrov no Palácio da Alvorada na quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024 (Foto: Ricardo Stuckert/PR).
Presidente Lula recebendo o chanceler russo Sergey Lavrov no Palácio da Alvorada na quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024 (Foto: Ricardo Stuckert/PR).

Foi oferecida a opção do voo de Lavrov retornar ao Rio de Janeiro, após deixar Brasília, para reabastecer antes de seguir para Casablanca, mas os russos recusaram essa oferta. O problema foi contornado com o envio de um avião da FAB para transportar Lavrov e sua comitiva até Brasília, onde mantiveram a reunião com o presidente Lula.

Em entrevista à mídia, Lavrov falou sobre a situação: “Acontece que aqui no Brasil praticamente não existem empresas que abastecem aeronaves que não sejam de propriedade de corporações ocidentais. Mas quero destacar a atuação dos anfitriões brasileiros, que fizeram de tudo para resolver essa questão.”

O chanceler russo deverá deixar o Brasil nesta sexta-feira (23/02). De acordo com o jornal Valor Econômico, o abastecimento do Il-96 para o voo do Galeão até Casablanca será garantido pela empresa Jetfly Combustíveis.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login