Iêmen abate Scan Eagle Americano. O exército iemenita anunciou que suas forças conseguiram derrubar um drone espião americano Boeing Scan Eagle durante uma operação hostil na província de Ma’rib no dia 9 de novembro. A informação foi confirmada pelo General-Brigadeiro Yahya Saree do Exército do Iêmen.
O relato diz ainda que a operação foi realizada com armas antiaéreas e que: “este foi o sétimo UAV Eagle-Scan a ser abatido pela Defesa Aérea do Iémen desde o início deste ano. As Forças Armadas do Iêmen não pouparão esforços para cumprir seu dever de proteger o território do país com todas as suas forças”, completou Yahya Saree.
A Arábia Saudita, à frente de uma coalizão árabe apoiada pelos EUA, lançou uma ação militar contra o Iêmen e impôs um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo de 26 de março de 2015. A coalizão luta contra as forças terroristas dos Houthis do Iêmen. Os Houthis, que depuseram o governo internacionalmente reconhecido do Iêmen da capital, Sanaa, e agora controlam a maior parte do norte do Iêmen. A ONU tenta retomar as negociações de paz para encerrar a guerra que gerou uma grande crise humanitária no país.
@CAS