IDEX 2025: treinador Hürkuş-II faz a sua estreia. A nova aeronave de treinamento da TAI, HÜRKUŞ II, está sendo exibida na exposição IDEX 2025, realizada nos Emirados Árabes Unidos, semanas após realizar o seu voo inaugural em 30 de dezembro de 2024.
Durante a exposição, a TurDef aprendeu sobre as mudanças no Hürkuş-II e o roteiro para o novo modelo de treinamento. A aeronave tem uma série de mudanças aerodinâmicas, estruturais e de interface.
Entre as mais significativas está o peso reduzido resultante de retrabalhos da estrutura interna e do uso de compósitos. Os pesos das seções da fuselagem e da cauda foram significativamente reduzidos, reduzindo o peso máximo de decolagem (MTOW) de 3.750 kg para 3.300 kg.A asa foi retrabalhada, e os winglets foram alterados apresentando um ângulo mais suave. Essas mudanças resultaram em uma taxa de rolagem mais rápida, arrasto reduzido e uma queda de altitude mais lenta ao fazer curvas inclinadas.
A reformulação da fuselagem também inclui racionalização e redução da largura para reduzir o arrasto parasita. Por fim, o cockpit com cobertura desenvolvida internamente inclui um novo layout que eliminou equipamentos desorganizados que não exigem intervenção do piloto, melhorando a facilidade de uso.
O HÜRKUŞ II iniciou seus testes de vibração em solo e os testes de voo em série serão realizados a partir de março de 2025. A TAI (ou TUSAŞ) planeja concluir os testes em junho de 2025 e iniciar as entregas para a Força Aérea Turca. Além disso, a TAI e a SSB assinaram um acordo para desenvolver a configuração armada do Hürkuş-II. Espera-se que os trabalhos de armar a aeronave levem um ano.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS