Ícone do Vietnã o Bell Huey continua vendendo. Durante o recém encerrado ano de 2021, o F-4 Phantom permanece em serviço ativo em quatro forças aéreas, o C-130 Hércules é uma presença onipresente em todo o mundo, e Bell UH-1 Iroquois com seu característico som pode ser ouvido de Washington, DC, a Sana, Iêmen. Em dezembro, a Bell entregou quatro novas unidades do seu lendário “Huey” para a Bósnia Herzegovina.
Os quatro helicópteros foram adquiridos por US$ 38,5 milhões, em um contrato assinado em 2019 e financiado pelo programa de Financiamento Militar Externo dos EUA. A ex-república iugoslava já opera uma pequena frota de 13 UH-1H Iroquois, o modelo no qual o Huey II se baseia. Em 04 de dezembro, um quarteto de Huey II voou de Huntsville, Alabama, para Sarajevo, a bordo de um cargueiro An-124 da Antonov Airlines.
Comumente o Bell UH-1 é chamado pelo seu nome oficial “Iroquois” ou pelo apelido que se tornou tão comum quanto oficial: “Huey”. Este termo foi criado em 1956, após o Exército dos Estados Unidos designar o modelo como “UH-1”, que na gíria militar rapidamente se tornou “Huey”.
O apelido pegou tão forte, que Bell começou a gravá-lo nos pedais anti-torque do helicóptero. Hoje, a Bell chama oficialmente a versão mais recente da clássica aeronave de “Huey II”. Não deve ser confundido com o Bell UH-1Y Venom (Yankee), muito semelhante, e operado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Enquanto o bimotor Venom tem um rotor de quatro pás, o Huey II é uma evolução do UH-1H, a versão mais produzida da família.
Desde 1956, mais de 16.000 helicópteros UH-1 foram construídos, incluindo os Huey II, que agora somam mais de 300 em todo o mundo. O Huey foi amplamente na Guerra do Vietnã em missões de transporte de tropas, ataque, evacuação aeromédica, missões de busca e resgate, aplicador do agente laranja, ou seja, basicamente qualquer coisa que o Exército ou a Marinha dos EUA necessitassem.
Cerca de 7.000 Hueys voaram no Vietnã, e mais de 10% de todas as mortes de combate e apoio de combate no Vietnã ocorreram em operações de helicóptero. O número absoluto da aeronave e os serviços vitais que ela forneceu durante a guerra garantiu seu status de ícone. Os Huey transportaram mais de 90.000 vitimas por via aérea, sendo mais da metade deles americanos. A versatilidade e robustez garantiram a longevidade no serviço militar, civil e comercial.
Os Huey II que acabaram de chegar a Sarajevo combinam uma fuselagem do UH-1H atualizada e com componentes do Bell 212. Ao contrário do “212”, o Huey II continua sendo um helicóptero equipado com um motor turboeixo Honeywell T53-L-703 com 1.800 cavalos de potência. O moderno cockpit digital do Huey II é integrado com capacidade NVG e visores multifuncionais.
As Forças Armadas da Bósnia e Herzegovina (AFBiH) planejam usar os helicópteros em evacuação aeromédica, combate a incêndios, busca e resgate, transporte geral e outras funções. Antes de sua entrega, militares da AFBiH e da Brigada de Defesa Aérea realizaram um treinamento na Bell’s Training Academy, em Fort Worth, Texas.
Com essa entrega, a Bósnia Herzegovina se une a grande carteira de clientes do Huey, ao lado do Líbano (que recebeu três novos Huey II em janeiro passado), Colômbia, Quênia, Iêmen, Filipinas, Cazaquistão e USAF. Com essas vendas mais recentes, a forma e o som familiares dos clássicos Huey continuarão a ecoar a experiência do Vietnã, como seus caças e aviões de transporte tático, além primeira metade deste século.
Fonte: Forbes
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