A empresa canadense Icarus Aerospace apresentou o seu projeto da aeronave chamada TAV – Tactical Air Vehicle, um turboélice versátil, robusto e multifuncional para uso civil e militar.
Conforme o Gerente de Desenvolvimento Sênior e Engenheiro de Testes de Voo da Icarus Aerospace, Marko Ivankovic:
“Desenvolvemos o TAV de acordo com as necessidades internacionais para vigilância aérea armada. A nossa aeronave atua em um nicho próprio e se destaca na atuação contra ameaças que as forças de segurança enfrentam diariamente pelo mundo”.
Em sua configuração básica, o TAV será operado por dois tripulantes em cabine tandem, e apresenta os mais modernos aviônicos e sensores, além de capacidade e recursos para comunicação em rede. A carga útil planejada será de 3.600 kg, autonomia de 6,5 horas e uma velocidade de cruzeiro similar a de um jato.
Projetado para ser opcionalmente tripulado ou remotamente operado, o software embarcado no TAV poderá ser configurado para atender uma ampla variedade de missões, incluindo gerenciamento de combate, retransmissão de comunicações, reabastecimento em voo, ressuprimento e MEDEVAC.
O TAV é o primeiro de uma família de aeronaves especializadas, que inclui o WASP, uma versão voltada para Apoio Aéreo Próximo (CAS), Patrulha Marítima & Costeira e Guerra Anti-Submarina e vigilância, e o BRANTA, uma aeronave de combate com grande autonomia, e operação em altas altitudes, tripulados ou operados remotamente (OPV/UCAV).
“Agora estamos levando o projeto TAV para o próximo estágio de desenvolvimento, garantindo que a Icarus Aerospace tenha os recursos financeiros para concretizar o programa”, completou Ivankovic.
@FFO