IAI vai atualizar os Kfir da Força Aérea do Sri Lanka. A Israel Aerospace Industries (IAI) assinou recentemente um contrato no valor de US$ 50 milhões com o Ministério da Defesa do Sri Lanka para atualizar cinco aeronaves Kfir TC2, C2 e C7 para a Força Aérea do Sri Lanka, que atualmente estão fora de serviço.
O negócio inclui a substituição dos aviônicos básicos da aeronave por aviônicos avançados de 4+ geração digital, que um dia integração de um novo radar, sensores, sistemas de comunicação avançados e novos capacetes com mira acoplada. Ao final do processo, a aeronave estará no padrão Bloco 60, sem os sistemas listados como provisão futura, que poderão ser adicionados quando o orçamento permitir.
O processo de atualização, que começa ainda em 2021, também incluirá a transferência de conhecimento e treinamento ao pessoal da Força Aérea do Sri Lanka, bom omo apoio logístico. As atualizações serão feitas em cooperação com a Força Aérea do Sri Lanka em suas instalações.
O Kfir, quando desenvolvido pela primeira vez, foi uma virada de jogo no campo de batalha com sua capacidade de carregar munição pesada (milhares de toneladas) e atingir alvos inimigos de maneira precisa. A decisão de atualizar a aeronave agora foi baseada, em parte, na conclusão bem-sucedida desse processo nos Kfir C10 e TC10 da Força Aérea Colombiana (FAC).
A frota atual de Kfir do Sri Lanka está parada, mas pertencem ao 10 Jet Squadron sediado na Base Aérea de Katunayake, anexa ao Aeroporto Internacional Bandaranaike (VCBI) Katunayake. São dois C2 (SMF-714 e SMF-717), um TC2 (SMT-1501) e dois C7 (SMF-721 e SMF-725).
@CAS