IAI irá converter Boeing 777 em cargueiros na Coreia do Sul. Devido ao aumento esperado na demanda por aeronaves cargueiro de fuselagem larga com capacidade de voo longo: IAI estabelecerá uma instalação de conversão do Boeing 777 na Coreia do Sul no Aeroporto Internacional de Incheon. A Israel Aerospace Industries (IAI) assinou, no último dia 4 de maio, um Memorando de Acordo (MOA – Memorandum of Agreement), com o Aeroporto Internacional de Incheon (ICN/RKSI) e a Sharp Technics, para estabelecer um local para realizar conversões de aeronaves de passageiros para cargueiro (P2F – Passenger-to-Freight) na Coreia do Sul. A instalação será especializada na conversão de aeronaves Boeing 777-ERSF (“Big Twin”) de passageiros para cargueiro. No âmbito do acordo, a IAI converterá seis B777-300ER e B777-200LR por ano a partir de 2024.
O estabelecimento de mais instalações para a conversão de aeronaves P2F em todo o mundo será necessário para atender ao aumento esperado na demanda por aeronaves cargueiras de fuselagem larga com capacidade para voos intercontinentais.
A IAI está trabalhando 24 horas por dia durante este período para prototipar a conversão P2F do B777, devendo concluir o processo de licenciamento em 2023. Para isto está homologando a conversão do Boeing 777-36NER c/n 32789 “Big Twin”, o primeiro S2P convertivo pela empresa. O modelo B777 representa a próxima geração de aeronaves de carga, que se juntará à família de conversões da IAI, que incluem o B747, B767, B737NG e o clássico B737.
“O IAI’s Aviation Group é líder mundial na conversão de aeronaves de passageiros de fuselagem larga em cargueiros e gerencia linhas de conversão em Israel e em todo o mundo. A assinatura com a Incheon International Airport e a Sharp está diretamente conectada à estreita cooperação da IAI com a indústria de aviação sul-coreana e destaca a confiança e o respeito da IAI na capacidade da Coreia do Sul de estabelecer uma linha de conversão para atender à demanda, junto com a mão de obra treinada necessária, transferindo a produção de asas de jatos executivos, estrutura principal e partes da cauda para empresas coreanas. Esperamos expandir nossas atividades de cooperação estratégica com empresas sul-coreanas e autoridades governamentais”.
Yossi Melamed – EVP e GM do Aviation Group, IAI.
“Ao atrair a primeira base de produção no exterior de aeronaves de carga de grande porte da IAI para o cluster de MRO do aeroporto de Incheon, que possui exclusivamente a tecnologia para reformar grandes aeronaves de passageiros da Boeing, cresceremos juntos e contribuiremos fortemente para o desenvolvimento da economia nacional e regional. Com base na infraestrutura de transporte aéreo de classe mundial do Aeroporto Internacional de Incheon, continuaremos a atrair empresas de MRO de aviação de classe mundial. Pretendemos contribuir para fortalecer a competitividade da indústria de aviação coreana”.
Kim Kyung-wook – Presidente da Incheon International Airport Corporation
“A conversão de aeronaves de carga requer enormes custos de investimento, tecnologia avançada, certificações internacionais e pessoal de manutenção de aviação qualificado, que refletem as altas barreiras à entrada na indústria de MRO. Embora a STK seja uma empresa privada, como membro da indústria de aviação, faremos o nosso melhor no setor privado com a visão de contribuir para o desenvolvimento e os interesses nacionais da indústria de aviação coreana”.
Soon-Suk Paik – CEO e Presidente da Sharp Technics K.
O Grupo de Aviação da IAI é uma instalação de conversão de cargueiro de classe mundial e é responsável por manutenção (MRO), aviões a jato, conversões de passageiros em carga, montagens de aviônicos e aeroestruturas, atualizações de aviônicos e muito mais. Os clientes do Aviation Group incluem: Amazon, DHL, FedEx, entre outros.
@CAS