IAI inicia etapa de modificação estrutural na conversão P2F do Boeing 777ERSF. A Israel Aerospace Industries (IAI) iniciou a fase de modificação estrutural do processo de conversão do primeiro Boeing 777-300ERSF “The Big Twin” (N557CC # c/n 32789), realizada em parceria com a GE Capital Aviation Services (GECAS). Esta etapa marca o fim do processo de desenvolvimento e o início da fase de modificação estrutural e de sistemas, e tem um tempo estimado de aproximadamente 130 dias, ao final dos quais o jato de passageiros estará convertido em uma aeronave cargueira.
O processo de conversão de aeronaves de passageiros para cargueiros (P2F – Passenger-to-Freight), não é uma tarefa simples, e requer mão de obra altamente especializada, demonstrada pela grande experiência da equipe de engenheiros da IAI. A conversão P2F envolve grandes alterações estruturais na aeronave, incluindo a instalação de porta de carga – até então inexistente, substituição e reforço do piso, instalação de reforços na armação da nova abertura de acesso para a carga, além da modificação dos sistemas elétricos, entre muitas outras modificações.
“Há dois anos, demos nossos primeiros passos na corajosa jornada do acordo de cooperação para converter a aeronave B777-300ERSF. Ao longo deste tempo, investimos milhares de horas aliadas a esforços de engenharia e logística, para chegarmos a este momento de acordo com o calendário original. Hoje, estamos iniciando a fase de modificação estrutural da conversão. A demanda para converter a aeronave B777 é alta e espero que as vagas abertas para conversões sejam preenchidas rapidamente. Como a IAI não tem ampla concorrência no campo de conversões de passageiros para carga, esperamos receber mais de 50 aeronaves que passarão pelo processo de conversão. Gostaria de agradecer à GECAS por acreditar nas habilidades e visão do IAI, e aos nossos fornecedores pelo apoio e assistência durante este processo”, disse Yossi Melamed, VP Executivo do Grupo de Aviação da IAI.
Além do trabalho de engenharia no estaleiro, o final de todo o processo, inclui a aprovação e certificação da aeronave convertida pelas autoridades aeronáuticas, como a CAAI (Civil Aviation Authority of Israel), a FAA (Federal Aviation Administration ), entre outras.
“Este marco representa a visão e dedicação da GECAS ao mercado de carga aérea. Este é um programa muito bem pensado e confiável que combina a experiência da GECAS e da IAI no desenvolvimento de um cargueiro muito eficiente para atender aos requisitos atuais e futuros de carga aérea”, disse Rich Greener, VP Sênior e Gerente da GECAS Cargo.
Nos últimos anos, houve um aumento da demanda por aeronaves cargueiras, especificamente para o modelo Boeing 767, devido ao crescimento do comércio eletrônico, com o seu pico alcançado durante a pandemia COVID-19. A partir de hoje, todos os slots da IAI para conversão do 767 estão preenchidos até 2022. A empresa israelense é o principal centro de conversão P2F, e entre seus clientes estão líderes de mercado, incluindo Amazon, DHL, UPS e outros.
Fonte: IAI Industries