IAI fornecerá uma aeronave de missão especial a um país da OTAN. Nenhum detalhe foi dado sobre o país envolvido, exceto que é um membro da OTAN. A aeronave de missão especial será desenvolvida pelo Grupo IAI e pela sua subsidiária, ELTA Systems Ltd.
Além disso, a IAI não especificou o tipo de aeronave envolvida. No entanto, uma imagem que acompanha o comunicado de imprensa mostrou uma aeronave Gulfstream G550 ‘Nachshon Eitam’ Conformal Airborne Early Warning (CAEW)/Signals Intelligence (SIGINT) nas cores da Força Aérea Israelense (IAF). Um membro da OTAN que emprega o G550 CAEW é a Itália, atravé da Aeronautica Militare Italiana (AMI), que pode ser o provável cliente. A AMI confirmou em 2021 que estava adquirindo aeronaves G550 para o seu programa C4ISTAR (Command, Control, Communications, Computer, Information/Intelligence, Surveillance and Targeting). Atualmente a Aeronautica Militare (AMI) possui duas aeronaves Gulfstream E-550A CAEW, matriculadas MM62293 # 14-11 e MM62303 # 14-12. Elas foram adquiridas em 2012 da IAI — IAI, como parte de um acordo após Israel adquirir 30 aeronaves Leonardo M-346.
As aeronaves de missão especial da IAI estão ativas em Israel e em muitos países ao redor do mundo. A IAI é um dos poucos países que consegue desenvolver tecnologias tão exclusivas. O avanço da empresa no campo de aeronaves de missão especial é possível devido a tecnologias de sensores miniaturizados, com o desenvolvimento de algoritmos e aplicativos de software baseados em Inteligência Artificial (AI & ML), com base nos quais os sistemas de inteligência altamente avançados são integrados nos jatos executivos. Antes disso, a maioria das aeronaves de missão especial utilizava grandes aeronaves de carga ou comerciais.
“Repetidas vezes, a IAI continua a provar suas capacidades inovadoras, com alta demanda global e valorização mundial. Este contrato, no centro do qual estão aeronaves de missão especial avançadas, é outra prova de nossas tecnologias exclusivas, sendo um componente estratégico crucial para todos os militares que as utilizam” — Boaz Levy, presidente e CEO da IAI.
“A aeronave de missão especial desenvolvida pela IAI-ELTA oferece aos nossos clientes uma vantagem significativa e constitui um ativo estratégico. Estamos entusiasmados por ganhar este contrato para fornecer a um país membro da OTAN as nossas tecnologias avançadas. A IAI-ELTA continua a alcançar grandes avanços nas capacidades de aeronaves de missão especial devido aos investimentos contínuos em tecnologia avançada de radar AESA, com algoritmos de Inteligência Artificial (AI). Nosso contínuo O compromisso de fornecer tecnologias de ponta aos nossos clientes, com recursos avançados de detecção e classificação, permitirá o sucesso mesmo nas missões mais complicadas” — Yoav Tourgeman, vice-presidente da IAI e CEO da ELTA.
A IAI-ELTA oferece quatro linhas de aeronaves de missão especial:
Fonte: IAI
@CAS