IAI e Ethiopian Airlines abrirão centro de conversão P2F de Boeing 767 em Adis Abeba. O Grupo IAI (Israel Aerospace Industries) anunciou na quinta-feira (19/08), que assinou um acordo com a Ethiopian Airlines, para estabelecer em Adis Abeba, capital da Etiópia, um centro de conversão de Boeing 767-300 passageiros para cargueiros (P2F – Pax To Freighter).
A nova unidade industrial funcionará na área do Centro de Manutenção (MRO – Maintenance, Repair and Operation) da empresa africana, sediado no Aeroporto Internacional de Adis Abeba (ADD / HAAB), e fornecerá soluções para a crescente procura de cargueiros de grande porte e longo curso, como os Boeing 767.
A unidade africana se juntará a outras duas instalações de conversão P2F da IAI, que operam no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, Israel (matriz do Grupo IAI), e na Cidade do México, onde em junho de 2017 foi estabelecida uma joint-venture com o departamento de Manutenção e Engenharia da companha Mexicana de Aviación.
“Estamos testemunhando um forte aumento na demanda por aeronaves cargueiras como resultado do aumento do comércio eletrônico, que atingiu níveis recordes durante a pandemia do COVID-19. A IAI tem uma excelente reputação como um centro de conversão de aeronaves de passageiros em cargueiros, e estamos constantemente recebendo solicitações para abrir esses centros de conversão em vários locais ao redor do mundo. Estou entusiasmado com a abertura do centro na Etiópia, e agradeço aos meus colegas da Ethiopian Airlines pela confiança que depositaram no Grupo de Aviação da IAI, como líder mundial em conversões”, disse Yossi Melamed, VP Executivo e Gerente Geral do Grupo de Aviação da IAI.
O MRO da Ethiopian Airlines é reconhecido mundialmente, e conta com a aprovação das Autoridades aeronáuticas de Aviação Civil da Etiópia, dos Estados Unidos (FAA), e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). O novo centro de conversão de aviões será o maior e mais avançado do continente africano.
A nova unidade da IAI na Etiópia, fornecerá soluções no campo da conversão de aeronaves de passageiros em configuração de carga, manutenção e revisão de aeronaves, formação e treinamento de profissionais, bem como assessoria na certificação e licenças. Este novo centro de atuação no continente africano é a comprovação do crescimento sustentável do Grupo IAI em todo o mundo.
As primeiras conversões realizadas na MRO da Ethiopian Airlines começarão em breve, com três Boeing 767-300 da própria Ethiopian Airlines, que estão deixando o transporte de passageiros para se tornarem aviões cargueiros. A previsão é que o Aeroporto de Addis Abeba se torne um hub, expandindo os serviços para outras companhias aéreas na África e em toda a região.
“Em linha com nosso Modelo de Negócios Diversificado 2025, temos aumentado nossa capacidade da frota cargueira, infraestrutura de serviço terrestre e rede de conectividade de cargas. Assim, estamos fazendo esta parceria com a IAI, uma das líderes globais em tecnologia na indústria aeroespacial, na construção de um centro de conversão de carga no nosso MRO no Aeroporto de Addis Ababa. O centro iniciará o seu primeiro negócio com três aeronaves B767-300 da Ethiopian Airlines. O centro de conversão de carga no aeroporto ADD HUB expandirá seus serviços para todas as companhias aéreas na África e em toda a região. Estamos muito felizes por podermos colaborar com a IAI para nos permitir expandir nossos serviços de carga e logística, que já é a maior e líder rede de cargas na África”, disse Tewolde GebreMariam, Presidente Executivo do Grupo Ethiopian Airlines.
Com uma experiência de quase sete décadas, o Grupo de Aviação da IAI atua nas áreas de MRO de jatos executivos, linhas aéreas, conversão de passageiros em cargueiros, modernização de aeronaves, entre outros. Reunindo excelente capital humano e tecnologias inovadoras, o grupo está alinhado com as empresas de aviação líderes mundiais, e tem entre os seus clientes, grandes empresas do mercado, como Amazon, DHL, Lockheed Martin, Boeing, Gulf Stream, entre outras.
Fonte: IAI