IAI e Ascent assinam acordo para conversão de Boeing 777 nos EUA. A Israel Aerospace Industries (IAI) e a Marana Aerospace Solutions (parte do grupo Ascent Aviation Services) assinaram um acordo de longo prazo para estabelecer um centro de conversão de aeronaves Boeing 777-300ER de passageiros para cargueiros (P2F – Pax To Freighter) em Marana, nos Estados Unidos.
Como parte do acordo, a Ascent irá ativar duas linhas de conversão de Boeing B777-300ER, que deverão estar em operação em 2024. Para apoiar o programa, a Ascent iniciou a construção de dois novos hangares de grande porte em Marana, que deverão estar concluídos até o ano que vem.
Recentemente a IAI concluiu com sucesso o voo inaugural de testes do primeiro Boeing 777-300ERSF convertido de passageiro em carga no mundo. O processo de certificação de tipo da aeronave convertida, chamada STC (Supplemental Type Certificates), está no estágio final juntos às autoridades israelenses e americanas de aviação, CAAI (Civil Aviation Authority Israel) e FAA (Federal Aviation Authority), respectivamente.
De acordo com a IAI, “a criação de linhas de conversão de aeronaves de passageiros em cargueiros em todo o mundo é necessária devido à alta demanda esperada por aviões cargueiros de fuselagem larga (widebodies), como o 777-300ER, capazes de realizar voos de longo curso transportando cargas úteis de até 100 toneladas”.
A combinação destas capacidades, aliada ao consumo eficiente de combustível do Boeing 777-300ER, fará dela uma das aeronaves cargueiras mais populares do mundo, juntamente com os Boeing 747, 767 e 737NG atualmente convertidos pela IAI, e o Airbus A330-300 cuja linha de conversão está em desenvolvimento.
Fonte: IAI
@FFO