• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

IAF testa mísseis terra-ar SAMAR durante o exercício Vayu Shakti-24

24 de fevereiro de 2024
IAF testa mísseis terra-ar SAMAR durante o exercício Vayu Shakti-24. Na foto o SAMAR-1 equipado com mísseis R-27. Foto: IAF.
Na foto o SAMAR-1 equipado com mísseis R-27. Foto: IAF.

IAF testa mísseis terra-ar SAMAR durante o exercício Vayu Shakti-24. A Indian Air Force (IAF) ou Força Aérea Indiana conduziu um teste de disparo real bem-sucedido de seu sistema Surface to Air Missile for Assured Retaliation (SAMAR), recentemente introduzido, durante o exercício “Vayu Shakti-24”.

O exercício, que se desenrolou na cordilheira de Pokhran, perto de Jaisalmer, em 17 de fevereiro, viu o sistema SAMAR, desenvolvido pela IAF em colaboração com as empresas do setor privado Simran Flowtech Industries e Yamazuki Denki, demonstrar suas capacidades.

Surface to Air Missile for Assured Retaliation (SAMAR) com R-27. Foto: IAF.
Surface to Air Missile for Assured Retaliation (SAMAR) com R-27. Foto: IAF.

O sistema de defesa aérea SAMAR, oficialmente introduzido na Força Aérea em dezembro de 2023, demonstrou a sua eficácia ao destruir múltiplos alvos aéreos durante o exercício. Este teste bem-sucedido ocorre após o primeiro disparo do sistema na Estação da Força Aérea de Suryalanka, na região costeira do sul da Índia.

IAF testa mísseis terra-ar SAMAR durante o exercício Vayu Shakti-24. Teste de disparo do sistema de mísseis superfície-ar SAMAR com míssil R73. Foto: IAF.
IAF testa mísseis terra-ar SAMAR durante o exercício Vayu Shakti-24. Teste de disparo do sistema de mísseis superfície-ar SAMAR com míssil R-73. Foto: IAF.

O sistema SAMAR é parte integrante das capacidades defensivas aérea de curto alcance da Índia. Ele foi projetado para interceptar ameaças aéreas que voam a baixa altura, como veículos aéreos não tripulados, munições ociosas e helicópteros de ataque num raio de 12 km, ostentando uma velocidade máxima de Mach 2,5.

O sistema SAMAR emprega mísseis ar-ar Vympel R-73 e Vympel R-27 de origem russa, que foram reprogramados e reaproveitados para defesa terra-ar. A Força Aérea Indiana customizou com sucesso os mísseis ar-ar no âmbito do Projeto SAMAR, conforme detalhado no relatório do Ministério da Defesa.

IAF testa mísseis terra-ar SAMAR durante o exercício Vayu Shakti-24. SAMAR lança míssil R-73 que atinge o alvo. Foto: IAF.
IAF testa mísseis terra-ar SAMAR durante o exercício Vayu Shakti-24. SAMAR lança míssil R-73 que atinge o alvo. Foto: IAF.

Após extensos testes de disparo, o sistema SAMAR fez sua estreia pública na exposição de defesa Aero India 2023. No mesmo Aero India 2023, a IAF confirmou a conclusão do desenvolvimento do sistema SAMAR e sua entrada na fase inicial de fabricação. Com cinco lotes de produção do SAMAR-1 prontos para entrega, a Unidade de Mísseis de Defesa Aérea está preparada para melhorar significativamente as capacidades defensivas aéreas da Índia.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login