IAF testa mísseis terra-ar SAMAR durante o exercício Vayu Shakti-24. A Indian Air Force (IAF) ou Força Aérea Indiana conduziu um teste de disparo real bem-sucedido de seu sistema Surface to Air Missile for Assured Retaliation (SAMAR), recentemente introduzido, durante o exercício “Vayu Shakti-24”.
O exercício, que se desenrolou na cordilheira de Pokhran, perto de Jaisalmer, em 17 de fevereiro, viu o sistema SAMAR, desenvolvido pela IAF em colaboração com as empresas do setor privado Simran Flowtech Industries e Yamazuki Denki, demonstrar suas capacidades.
O sistema de defesa aérea SAMAR, oficialmente introduzido na Força Aérea em dezembro de 2023, demonstrou a sua eficácia ao destruir múltiplos alvos aéreos durante o exercício. Este teste bem-sucedido ocorre após o primeiro disparo do sistema na Estação da Força Aérea de Suryalanka, na região costeira do sul da Índia.
O sistema SAMAR é parte integrante das capacidades defensivas aérea de curto alcance da Índia. Ele foi projetado para interceptar ameaças aéreas que voam a baixa altura, como veículos aéreos não tripulados, munições ociosas e helicópteros de ataque num raio de 12 km, ostentando uma velocidade máxima de Mach 2,5.
O sistema SAMAR emprega mísseis ar-ar Vympel R-73 e Vympel R-27 de origem russa, que foram reprogramados e reaproveitados para defesa terra-ar. A Força Aérea Indiana customizou com sucesso os mísseis ar-ar no âmbito do Projeto SAMAR, conforme detalhado no relatório do Ministério da Defesa.
Após extensos testes de disparo, o sistema SAMAR fez sua estreia pública na exposição de defesa Aero India 2023. No mesmo Aero India 2023, a IAF confirmou a conclusão do desenvolvimento do sistema SAMAR e sua entrada na fase inicial de fabricação. Com cinco lotes de produção do SAMAR-1 prontos para entrega, a Unidade de Mísseis de Defesa Aérea está preparada para melhorar significativamente as capacidades defensivas aéreas da Índia.
@CAS