

IAF se despede do Esquadrão 193. Em 31 de agosto de 2025, o Esquadrão 193 (193 Sqn) da Heyl Ha’Avir ou Força Aérea Israelense (IAF), foi oficialmente descomissionado na Base Aérea de Ramat David.
O 193 Sqn — Defensores do Oeste, fez sua despedida do serviço ativo em uma cerimônia de na Base Aérea de Ramat David. A cerimônia militar também marcou o fim de das operações com os helicópteros AS565MA Atalef, designação local a versão israelense do Eurocopter AS565MA Panther. O 193 Sqn da IAF, também conhecido como Esquadrão de Helicópteros Marítimos, opera em nome da Marinha Israelense.

A cerimônia de despedida na Base Aérea de Ramat David foi um momento emocionante para o esquadrão, refletindo sua história e a dedicação de seu pessoal que serviu nos helicópteros Atalef.
Esses helicópteros desempenharam um papel fundamental em diversas operações, incluindo missões de combate ao contrabando e apoio naval durante conflitos como a Segunda Guerra do Líbano.
Cinco helicópteros Atalef, foram adquiridos da empresa francesa Eurocopter 1996 e recebidos entre 1996 e 2000, sendo matriculados IAF 882, 885, 889, 891 e 895. Este último caiu no mar em 1 de março de 2022, deixando dois mortos.

Após o único acidente fatal em março de 2022, que ceifou a vida de dois pilotos devido a uma falha mecânica, a Israeli Air Force suspendeu a frota para inspeções de segurança. Desde então, os helicópteros retornaram gradualmente ao serviço.
A IAF substituirá os helicópteros Atalef pelos Sikorsky SH-60F Seahawks, dos quais oito foram adquiridos de excedentes da US Navy. Quando comparado aos Atalef, os Seahawk tem quase o dobro da capacidade de carga útil, e o dobro do alcance quando configurado com tanques de combustível externos.
As muitas semelhanças do SH-60F com o S-70 Yanshuf, poderão consolidar o programa de manutenção do tipo em Israel. Entre as principais diferenças estão o rotor principal dobrável e o cone de cauda articulada, para reduzir as suas dimensões a bordo dos navios.
Devido às ameaças iminentes às plataformas israelenses de gás natural no Mediterrâneo, os Seahawk irão operar em conjunto com os UAS Heron I da IAI. A IAF já informou provavelmente o 193º Esquadrão — “Defensores do Oeste” será reativado na Base Aérea de Palmachim, onde os Seahawks operarão ao lado dos helicópteros S-70 Yanshuf dos Esquadrões 123 — “Pássaros do Deserto” e 124 — “Espada Rolante” da IAF. Criando assim uma base centralizada dos helicópteros da Sikorsky.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS