A Força Aérea da Índia (IAF – India Air Force) recebeu no último dia 29 de julho, o primeiro lote com cinco caças Dassault Rafale DH/EH. A esquadrilha foi recebida na Base Aérea de Ambala, Índia, com o tradicional water salut dos bombeiros de aeródromo.
As aeronaves realizaram um longo ferry flight de quase 7.000 km entre a França e a Índia que decolou de Bordeaux dia 28. O voo contou com o apoio de um A330 MRTT do Armée de l’Air, para apoio logístico e reabastecimentos em voo, além de uma escala técnica com pernoite na Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos. A esquadrilha Rafale indiana, com três monoplaces e dois biplaces, decolou no dia seguinte para a Base Aérea de Ambala, onde serão integrados ao 17th Squadron “Golden Arrows”. A cerimônia oficial de comissionamento dos novos aviões ocorrerá em meados de agosto, mês que deverá chegar o segundo lote.
O Ministro da Defesa Indiano, Sr Rajnath Singh, afirmou em suas redes sociais que:
“A chegada dos modernos Rafale na Índia, marca o início de uma nova era na nossa história militar. Saúdo os profissionais da IAF que executaram com sucesso esse longo voo de translado. Estas aeronaves tem uma excelente performance, e estão equipadas com os mais modernos armamentos, radares e sensores eletrônicos do mundo.”
Em setembro de 2016, o Governo Indiano assinou um contrato com a Dassault Aviation para adquirir 36 caças Rafale, no valor estimado de US$ 8,8 bilhões. O pacote foi dividido em 28 aeronaves EH e oito DH. Em 08 de outubro do ano passado, a Força Aérea Indiana recebeu formalmente a sua primeira aeronave Rafale DH (RB 001), durante uma cerimônia para autoridades e convidados realizada nas instalações da Dassault-Aviation em Mérignac, Bordeaux, França.
“Beauty and the Beast”- #Rafale Fighter Aircraft. Ready to take off @MEAIndia @JawedAshraf5 @gouvernementFR @Dassault_OnAir @rajnathsingh @DefenceMinIndia @DDNewslive @ANI @DrSJaishankar @PMOIndia
Originally tweeted by India in France (@Indian_Embassy) on 27 de July de 2020.
Nesta primeira leva, a IAF recebeu os Rafale DH RB 002 e BS 003 e os EH BS 001, BS 004 e BS 005. A presença dos Rafale reforça o poder a Força Aérea da Índia, especialmente neste momento de disputa de fronteira com a China na área do Himalaia Ocidental.
Até agora, com base nos números de cauda dos caças fotografados em Bordeaux, sabemos que já existem 13 Rafale indianos: 5 monoplaces: BS 001-005 e 8 biplaces: RB 001-008. Outro lote de aeronaves, segundo da IAF, será entregue em agosto de 2020.
@FFO/CAS