• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

IAF destrói mais caças da IRIAF no solo

23 de junho de 2025

IAF destrói mais caças da IRIAF no solo. As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram que a Israeli Air Force (IAF) continua a destruir no solo as aeronaves da Islamic Republic of Iran Air Force (IRIAF).

Desde o início do conflito, a IAF vem buscando destruir todas as aeronaves de combate da IRIAF ainda em solo, atacando bases iranianas. Vídeos divulgados pela IAF mostram aeronaves de caça sem aniquiladas. Entre elas caças Grumman F-14A Tomcat e Northrop F-5E/F Tiger II. Além disto, a IAF destruiu helicópteros AH-1 Cobra, aeronaves de transporte e um KC747, este em um ataque a Mashhad.

F-5E é destruído pelos caças da IAF.

No dia 21 de junho, a IAF divulgou um F-5 sendo atacado e destruído. O caça faz parte de dois destruídos e outros danificados na Base Aérea de Dezful/Vahdati (OIAD), sede dos 41TFS e 43TFS da IRIAF que voam F-5E/F. Vahdati fica próximo à fronteira com o Iraque.

IAF destroi mais caças da IRIAF no solo. Os alvos agora foram caaças F-5E em Vahdati. Foto: Mohamadreza Zeinloo.

Além dos F-14, a IAF voltou a destruir caças F-14A da IRIAF. Após destruir dois Tomcat (Alicats) em 16 de junho na área militar do Tehran Mehrabad International Airport (THR/OIII), que abriga uma base aérea com várias unidades de transporte e uma de MiG-29. O “strike” teria sido feito com bombas GBU-39/B SMB.

F-14A sendo aniquilado em Tehran Mehrabad em 16/06. Fonte IDF

Agora outros F-14 foram danificados e um destruído. Um vídeo mostra um Tomcat sendo alvo de uma bomba guiada, lançada por um caça da IAF. As IDF disseram.

“Uma aeronave da Força Aérea atacou há pouco três caças F-14 das forças militares iranianas no centro do Irã. Além disso, caças da Força Aérea estão atualmente atacando infraestrutura militar no centro do Irã”.

Foram destruídos em 21/06, segundo as IDF, três F-14 no aeroporto Internacional de Isfahan/ Base Aérea de Shahid Beheshti (OIFM), que sedia os 81TFS, 82TFS e 83TFS, as últimas unidades de F-14 do mundo. A IAF atacou várias das instalações deste aeroporto, que fica próximo à usina nuclear de Isfahan, atacada na noite deste dia 21/06 pelos B-2 da USAF na Operação Midnight Hammer.

F-14A sendo aniquilado em Israhan em 21/06. Fonte IDF.

A IRIAF ainda tem cerca de 30 F-14A dos 79 recebidos a partir de 1976, antes da Revolução Islâmica. Eles operam em três unidades (81, 82 e 83 Esquadrão de Caças Táticos) sediados na Base Aérea de Shahid Beheshti anexa ao Aeroporto Internacional Isfahan.

O governo israelense confirmou em 15/06, que conquistou superioridade aérea sobre a área da capital Teerã e criou um corredor seguro entre Israel e a região. Segundo o IDF, não há registros de perdas de aeronaves da IAF na operação Leão Ascendente!

A Guerra com Israel parece que irá marcar o fim da vida operacionl dos F-14 no IRIAF e no mundo. Foto: IRIAF.
A Guerra com Israel parece que irá marcar o fim da vida operacionl dos F-14 no IRIAF e no mundo. Foto: IRIAF.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login