

IAF destrói mais caças da IRIAF no solo. As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram que a Israeli Air Force (IAF) continua a destruir no solo as aeronaves da Islamic Republic of Iran Air Force (IRIAF).
Desde o início do conflito, a IAF vem buscando destruir todas as aeronaves de combate da IRIAF ainda em solo, atacando bases iranianas. Vídeos divulgados pela IAF mostram aeronaves de caça sem aniquiladas. Entre elas caças Grumman F-14A Tomcat e Northrop F-5E/F Tiger II. Além disto, a IAF destruiu helicópteros AH-1 Cobra, aeronaves de transporte e um KC747, este em um ataque a Mashhad.
No dia 21 de junho, a IAF divulgou um F-5 sendo atacado e destruído. O caça faz parte de dois destruídos e outros danificados na Base Aérea de Dezful/Vahdati (OIAD), sede dos 41TFS e 43TFS da IRIAF que voam F-5E/F. Vahdati fica próximo à fronteira com o Iraque.

Além dos F-14, a IAF voltou a destruir caças F-14A da IRIAF. Após destruir dois Tomcat (Alicats) em 16 de junho na área militar do Tehran Mehrabad International Airport (THR/OIII), que abriga uma base aérea com várias unidades de transporte e uma de MiG-29. O “strike” teria sido feito com bombas GBU-39/B SMB.
Agora outros F-14 foram danificados e um destruído. Um vídeo mostra um Tomcat sendo alvo de uma bomba guiada, lançada por um caça da IAF. As IDF disseram.
“Uma aeronave da Força Aérea atacou há pouco três caças F-14 das forças militares iranianas no centro do Irã. Além disso, caças da Força Aérea estão atualmente atacando infraestrutura militar no centro do Irã”.
Foram destruídos em 21/06, segundo as IDF, três F-14 no aeroporto Internacional de Isfahan/ Base Aérea de Shahid Beheshti (OIFM), que sedia os 81TFS, 82TFS e 83TFS, as últimas unidades de F-14 do mundo. A IAF atacou várias das instalações deste aeroporto, que fica próximo à usina nuclear de Isfahan, atacada na noite deste dia 21/06 pelos B-2 da USAF na Operação Midnight Hammer.
A IRIAF ainda tem cerca de 30 F-14A dos 79 recebidos a partir de 1976, antes da Revolução Islâmica. Eles operam em três unidades (81, 82 e 83 Esquadrão de Caças Táticos) sediados na Base Aérea de Shahid Beheshti anexa ao Aeroporto Internacional Isfahan.
O governo israelense confirmou em 15/06, que conquistou superioridade aérea sobre a área da capital Teerã e criou um corredor seguro entre Israel e a região. Segundo o IDF, não há registros de perdas de aeronaves da IAF na operação Leão Ascendente!

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS