O governo da Índia aprovou no dia 2 de julho de 2020 a compra de 33 caças russos, bem como a atualização de outros 59, visando reforçar a sua força aérea no momento em o país enfrenta um impasse na fronteira com a China.
O acordo feito com o Governo Russo sela a compra de 21 MiG-29 e 12 Su-30MKI (fabricados na Índia sob licença pela HAL- Hindustan Aeronautics Limited ) e a atualização de outros 59 MiG-29 já existentes na frota, ao custo de 181,48 bilhões de rúpias (US$ 2,43 bilhões). A compra é uma tentativa minimizar a necessidade da Força Aérea da Índia (IAF) de aumentar seus esquadrões de caça, uma reivindicação que vem se repetindo nos últimos anos.
As tensões entre a Índia e a China voltaram a crescer, após um confronto no mês de junho em uma extensão da fronteira no Himalaia ocidental disputada pelos dois países, na qual a Índia perdeu 20 soldados.
O Ministério da Defesa também aprovou a compra de mísseis ar-ar para aumentar a capacidade defesa da IAF, prevendo um eventual embate ar-ar com caças da China.