IAF adia Exercise Vayu Shakti 2022. A Força Aérea Indiana (IAF – Indian Air Force) decidiu adiar sua demonstração de poder de fogo, Exercise Vayu Shakti, programada nas cordilheiras de Pokhran no Rajastão para o dia 7 de março “devido à situação em desenvolvimento” (leia-se crise no leste europeu), disseram fontes da Força Aérea no dia 6/03.
O trienal Ex Vayu Shakti 2022, destinado a mostrar a capacidade da IAF de realizar operações de espectro total, iria contar com a participação de 148 aeronaves e helicópteros, incluindo 109 aviões de combate, 24 helicópteros, sete aeronaves de transporte e quatro UVAs. Estava previstas que aeronaves da linha de frente no inventário da IAF, incluindo os caças russos Sukhoi Su-30MKI e MiG-29UPG, a última indução ao inventário, o francês Dassault Rafale, bem como o Mirage 2000,aeronaves de transporte Lockheed Martin C-130J e C-17A, helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache e CH-47F Chinook, bem como aeronaves de combate leve indiana HAL Tejas Mk1, deveriam demonstrar suas capacidades em Vayu Shakti. A última edição do Vayu Shakti foi realizada em fevereiro de 2019. Segundo o MD Indiano, “novas datas serão anunciadas posteriormente”.
Em meio ao aprofundamento da crise na Ucrânia, na sexta-feira dia 4 de março, o Ministério da Defesa da Índia também anunciou que a 12ª edição da exposição bienal Defexpo que será realizada em Gujarat pela primeira, vez foi adiada “devido a problemas de logística experimentados pelos participantes, face as preocupações na Europa”.
Pelo jeito, as primeiras consequências e efeitos da Guerra na Ucrânia, já começam a aparecer.
@CAS