Entre 18 e 24 de outubro, o Centro de Ensaios de Voo (CEV), subordinado à Drireção Geral de Investigação e Desenvolvimento (DGID), da Força Aérea Argentintina (FAA), realizou a segunda etapa dos testes e avaliações de Tiro Funcional da aeronave IA-63 Pampa III, na VI Brigada Aérea de Tandil, Província de Buenos Aires.
O objetivo da campanha foi avaliar e registrar a correta funcionalidade, integração e desempenho do Pampa III equipado com a metralhadora Browning 7.62, instalada no pod subalar CEA-1 Colibrí e o canhão DEFA 553 de 30 mm, instalado no pod ventral da aeronave.
A operação contou com apoio logístico dos C-130 da I Brigada Aérea, do helicóptero Bell 412 do I Escuadrón Búsqueda y Salvamento, da VII Brigada Aérea, que permaneceu de alerta SAR (Busca e Resgate), padrão neste tipo de atividade avaliativa. O pessoal da FADEA, do CEV e equipes de apoio ficaram hospedados nos alojamentos da VI Brigada Aérea, que também apoiou operacionalmente os voos de ensaio, com as suas aeronaves operacionais IA-63 Pampa, voando em formação com o protótipo do Pampa III (EX-03).
A Base Aérea de Mar de Plata, na região litorânea, recebeu os militares do I Escuadrón Búsqueda y Salvamento que operaram o helicóptero Bell 412 a aprtir daquela unidade, além do pessoal da Direcção-Geral de Armamento, que forneceu e gerenciou a utilização das munições.
O CEV informou que a operação foi um sucesso, e que esta campanha é desafio muito importante para a Direcção de Avaliação e Homologação, que entre os seus objetivos prioritários está o desenvolvimento e a certificação deste sistema de armas, que em breve estará disponível nas unidades operacionais.
@FFO