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IA-58 Pucará Fénix recebeu certificação dos novos motores

2 de janeiro de 2024
IA-58 Pucará Fénix recebeu certificação dos novo motores (Fotos: FAdeA).
IA-58 Pucará Fénix recebeu certificação dos novos motores (Fotos: FAdeA).

IA-58 Pucará Fénix recebeu certificação dos novos motores. A Fábrica de Aeronaves Argentinas “Brigadeiro San Martín” (FAdeA) informou que a Direção Geral de Aeronavegabilidade Militar Conjunta (DIGAMC) concedeu em 29 de dezembro de 2023, o certificado de aprovação para prosseguir com a remotorização do IA-58 Pucará Fénix.

O documento estabelece que o projeto atende aos requisitos do Regulamento de Aeronavegabilidade Militar da República Argentina, e que a FAdeA poderá prosseguir com a modernização do Pucará Fénix equipado com motores Pratt & Whitney PT6A-62. Para obter a certificação, o protótipo do IA-58 passou por mais de 150 horas de testes em 109 voos.

“Esta certificação é o culminar do trabalho da FAdeA em conjunto com as empresas internacionais Pratt & Whitney Canadá (P&WC), Hartzell Propeller e Israel Aerospace Industries (IAI), permitindo a aquisição de know-how de alta qualidade, elevando os padrões de trabalho em todas as áreas envolvidas”, informou a FAdeA em seu site.

O cronograma de certificação sofreu diversos atrasos, especialmente devido à pandemia do COVID-19. Em 2022 os engenheiros da da Hartzell (produtora das hélices), da P&WC (produtor do motor) e do Centro de Ensaios em Voo da Força Aérea Argentina, finalizaram a fase de testes de passo reverso e carga das hélices que equipam os motores PT-6A-62 (saiba mais). Os modernos motores P&W substituem os antigos Turbomeca Astazou.

“A aeronave está equipada com dois motores turboélice P&W PT6A-62 e hélices Hartzell de quatro pás com controle de passo variável e velocidade constante, incorporando um regulador de passo reverso usado na frenagem. Da mesma forma, este desenvolvimento permite reforçar a área de telemetria de voo e análise de dados, com o desenvolvimento de software personalizado e a criação de uma sala de telemetria com equipamentos de última geração para registo de parâmetros de voo em tempo real”, salientou a FAdeA.

Entre 1974 e 1999, mais de uma centena de IA-58 Pucará foram produzidos pela FMA (Fábrica Militar de Aviones), atual FAdeA. O principal operador foi a Força Aérea Argentina, e algumas unidades foram exportadas para a Colômbia, Uruguai e Sri Lanka. Os Pucarás tiveram papel importante no Conflito das Malvinas em 1982, onde participaram de diversas missões em combate.

A versão modernizada do IA-58 Pucará Fênix futuramente fará missões de vigilância aérea, com a integração de sensores eletro-ópticos produzidos pela empresa argentina FixView, e um radar de abertura sintética nacional da Invap. A FAdeA espera que “em breve” o Pucará Fénix estará ativo em algum Esquadrão operacional da Força Aérea Argentina.

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