• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Hydra 70 para os OH-58D da Croácia

14 de junho de 2022
Hydra 70 para os OH-58D da Croácia (Foto: Martin Scharenborg & Ramon Wenink).
Hydra 70 para os OH-58D da Croácia (Foto: Martin Scharenborg & Ramon Wenink).

Hydra 70 para os OH-58D da Croácia. Os Estados Unidos aprovaram uma possível venda via FMS (Foreign Military Sales) para a Croácia de foguetes Hydra 70 para armar os helicópteros Bell OH-58D Kiowa Warrior. O Hydra 70 é um foguete não guiado de 2,75 polegadas (70 mm) usado principalmente par atacar alvos em terra. A notificação de venda veio da  Defense Security Cooperation Agency (DSCA) e terá que ser aprovada pelo Congresso americano.

Ele pode ser equipado com diversos tipos de ogivas e, em versões mais recentes, com sistemas de orientação para ataques pontuais. A Força Aérea Croata comprou 16 helicópteros de reconhecimento armados OH-58D Kiowa Warrior através do sistema Excess Defense Articles (EDA). Hoje, o OH-58D(R) Kiowa Warrior e o AH-64E Apache Longbow, bem como os versáteis UH-1Y Huey e AH-1Z Cobra, carregam o lançador de foguetes Hydra como padrão em seus postes de armas.

Hydra 70 em um lançador  M261 (Foto: US Army).
Hydra 70 em um lançador M261 (Foto: US Army).

O Hydra 70 é derivado do foguete aéreo de aletas dobráveis Mk 4/Mk 40 de 2,75 polegadas (70 mm) desenvolvido pela US Navy para uso como um foguete aéreo não guiado desde a década de 1940. Os Hydra 70 são designados militarmente nos Estados Unidos como Mk 66. 

No US Army, os foguetes Hydra 70 são empregos helicópteros AH-64A Apache e AH-64D Apache Longbow usando lançadores de foguetes M261 de 19 tubos. O OH-58D Kiowa Warrior usam lançadores M260 de sete tubos. No USMC os lançadores M260 ou M261 são usados ​​nos AH-1W SuperCobra e AH-1Z Viper.

O Bell OH-58 Kiowa é uma família de helicópteros militares monomotores e de rotor único usados ​​para observação, utilitário e apoio aéreo aproximado. A Bell Helicopter fabricou o OH-58 para o US Army com base em seu helicóptero Modelo 206A JetRanger, operando de 1969 a 2017. O modelo mais recente, o OH-58D Kiowa Warrior, foi operado principalmente em função de reconhecimento armado em apoio às tropas terrestres, quando foi substituído nessas funções pelo Boeing AH-64 Apache e o Eurocopter UH-72 Lakota. O OH-58 foi exportado para a Áustria, Canadá, Croácia, República Dominicana, Taiwan, Arábia Saudita e Grécia. Também foi produzido sob licença na Austrália.

Helicópteros de reconhecimento OH-58D Kiowa Warrior da Força Aérea Croata (MoD Croácia).
Helicópteros de reconhecimento OH-58D Kiowa Warrior da Força Aérea Croata (MoD Croácia).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login