

Hürjet Trainer atinge a velocidade supersônica de Mach 1,2. O primeiro protótipo do Hürjet Advanced Trainer/LCA da Turkish Aircraft Industries Corporation (TAI) atingiu uma velocidade de Mach 1,2, ultrapassando com sucesso a barreira do som e estabelecendo um novo marco.
Após se aproximar da velocidade do som em Mach 0,9, o primeiro protótipo da Hürjet rompeu com sucesso a barreira do som, atingindo a velocidade de Mach 1,2. Isso faz da Hürjet a primeira aeronave turca a romper a barreira do som.
O voo teria ocorrido no dia 17 de abril. O Hürjet foi projetado para atingir uma velocidade máxima de Mach 1,4. O voo desta semana pode ser o último teste, antes do eventual voo de velocidade máxima.
Quando as aeronaves atingem velocidades supersônicas, o comportamento do fluxo de ar sofre mudanças drásticas em comparação com o fluxo subsônico. Aproximar-se de velocidades superiores à do som causa ondas de choque com intensa pressão e arrasto ao redor da fuselagem, o que está entre os principais desafios do projeto de aeronaves supersônicas.
Pouco antes de a aeronave atingir a velocidade do som, ondas de choque com grandes variações de pressão causam um aumento vertiginoso no arrasto, mas há uma queda constante logo após atingir a velocidade do som. O envelope onde esse fenômeno ocorre é chamado de região transônica. A maioria das aeronaves supersônicas são preferidas com velocidades máximas além do limite superior da região transônica para menor arrasto, e o Hürjet é uma delas.
O desenvolvimento do TAI Hürjet foi iniciado principalmente visando substituir a frota de treinadores avançados T-38 Talon na Força Aérea Turca (TuAF) e fornecer uma aeronave de combate leve que pode ser operada mais facilmente do que caças de tamanho normal.
Após o primeiro voo do segundo protótipo, o primeiro cliente potencial da Hürjet revelou-se bastante inesperado: a Espanha. A Espanha, buscando substituir seus antigos F-5 usados como aeronaves de treinamento avançado, demonstrou notável interesse na Hürjet. Tanto a Turquia quanto a Espanha realizaram uma troca de visitas para discutir a aquisição da Hürjet, e um marco foi alcançado com a assinatura de um memorando de entendimento sobre cooperação no final de 2024.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS