Hungria encomenda mais 4 JAS 39C/D Gripen à Saab. A Saab assinou hoje (23/02) um contrato com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (Försvarets materielverk — FMV) e recebeu um pedido de quatro caças Gripen C adicionais para a Força Aérea Húngara (Hungarian Air Force — HUNAF).
Este pedido segue uma alteração ao contrato entre a FMV e o governo húngaro assinado em dezembro de 2001 relativo a 14 caças Gripen C/D para a HUNAF. A alteração do contrato para as quatro aeronaves adicionais foi assinada pelo Ministério da Defesa húngaro e pela FMV em 23 de fevereiro de 2024.
Com esta nova alteração do contrato, a Hungria operará um total de 18 Gripen C/D para proteger e defender o espaço aéreo húngaro e da OTAN. A Saab tem atualmente um contrato com a FMV relativo ao apoio às aeronaves Gripen da Hungria, e está pronta para fornecer atualizações e apoio adicionais aos caças húngaros até 2035.
A Saab e o Ministério da Defesa húngaro também assinaram um memorando de entendimento relativo ao desenvolvimento de sistemas industriais de alta tecnologia aeronáutica e capacidades para aeronaves de combate. A cooperação inclui apoio ao estabelecimento de um Centro de Excelência na Hungria.
“Com o caça Gripen, a Hungria tem uma das forças aéreas mais capazes da Europa. Esperamos continuar a nossa estreita colaboração com o governo húngaro e a indústria de defesa”, afirma Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
A HUNAF arrendou 14 JAS de 14 Saab Gripen C/D (12 monoplaces JAS39C e dois biplaces JAS39D), todos reunidos no 1º Esquadrão de Caça (1. Vadászrepülö Század), sediado na Base Aérea de Kecskemét (LHKE). Os caças são empregados em regime de leasing assinado com o governo da Suécia, com término programado para 2026. Como o JAS39C/D não está em produção, é provável, que estes novos Gripens sejam ex Força Aérea Suécia (SwAF). Vale lembrar que em janeiro de 2022, o governo da Hungria e a FMV assinaram um acordo para elevar a frota de Gripen da HUNAF para o padrão MS20 Block 2.
@CAS