Houthis abatem um drone MQ-9 americano. Um drone General Atomics MQ-9 Reaper da USAF foi abatido na quarta-feita, 8 de novembro pelos rebeldes Houthis do Iêmen. A informação foi confirmada por líderes do braço militar do grupo apoiado pelo Irã, e também, por um alto oficial militar dos EUA.
Os Houthis disseram ser um drone MQ-9 Reaper, que estava no espaço aéreo iemenita, foi abatido pelas defesas aéreas utilizando em míssil ar-superfície SAM SA-6. O alto funcionário dos EUA disse que os militares continuam analisando o episódio, inclusive se o drone estava no espaço aéreo internacional ou sobre o Iêmen.
Pentagon has confirmed that #Iran's #Houthi rebels have shot-down a MQ-9 Reaper armed drone of #USAF over #RedSea. Houthis had earlier Houthi rebels had released an old footage showing shot-down of a Saudi CH-4 but now they have released the actual footage of the MQ-9 shot-down. pic.twitter.com/Ge6pXOEFCU
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) November 8, 2023
Uma segunda autoridade dos EUA disse que o MQ-9 Reaper estava sobre águas internacionais quando foi abatido, caindo no Mar vermelho. A aeronave estava em uma missão de reconhecimento e inteligência na área do Mar Vermelho, visando mapear as posições dos Houthis, que abertamente apoiam o HAMAS contra Israel.
Os Houthis dispararam pelo menos quatro lotes de drones kamikazes e mísseis em direção ao sul de Israel desde 7 de outubro. O grupo controla a capital e grande parte do norte e oeste do Iêmen, onde vive a maioria da população iemenita.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS