Houthis abatem um drone MQ-9 americano. Um drone General Atomics MQ-9 Reaper da USAF foi abatido na quarta-feita, 8 de novembro pelos rebeldes Houthis do Iêmen. A informação foi confirmada por líderes do braço militar do grupo apoiado pelo Irã, e também, por um alto oficial militar dos EUA.
Os Houthis disseram ser um drone MQ-9 Reaper, que estava no espaço aéreo iemenita, foi abatido pelas defesas aéreas utilizando em míssil ar-superfície SAM SA-6. O alto funcionário dos EUA disse que os militares continuam analisando o episódio, inclusive se o drone estava no espaço aéreo internacional ou sobre o Iêmen.
Pentagon has confirmed that #Iran's #Houthi rebels have shot-down a MQ-9 Reaper armed drone of #USAF over #RedSea. Houthis had earlier Houthi rebels had released an old footage showing shot-down of a Saudi CH-4 but now they have released the actual footage of the MQ-9 shot-down. pic.twitter.com/Ge6pXOEFCU
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) November 8, 2023
Uma segunda autoridade dos EUA disse que o MQ-9 Reaper estava sobre águas internacionais quando foi abatido, caindo no Mar vermelho. A aeronave estava em uma missão de reconhecimento e inteligência na área do Mar Vermelho, visando mapear as posições dos Houthis, que abertamente apoiam o HAMAS contra Israel.
Os Houthis dispararam pelo menos quatro lotes de drones kamikazes e mísseis em direção ao sul de Israel desde 7 de outubro. O grupo controla a capital e grande parte do norte e oeste do Iêmen, onde vive a maioria da população iemenita.
@CAS
Após um drone General Atomics MQ-9 Reaper da USAF ser abatido na costa do Iêmen no último dia 08/11, várias críticas foram feitas, em especial, a de operar aeronaves tão caras em ambientes contestados.
Em "Notícias"
A USAF perdeu em 18/01 um drone MQ-9 Reaper no Iraque, durante uma missão de combate terroristas do ISIS apoiados pelo Irã, sob a Operação Inherent Resolve. De acordo com fontes dos EUA, o MQ-9 possivelmente foi abatido por um míssil terra-ar fornecido pelo Irã.
Em "Notícias"
Rebeldes Houthis do Iêmen assumiram a responsabilidade por derrubar um drone MQ-9 Reaper da USAF em 16 de maio, horas depois das imagens dos destroços surgirem nas redes sociais. Um navio mercante também foi atacado no Mar Vermelho na manhã seguinte.
Em "Notícias"