Hornets suíços concluem a 1ª fase de extensão da vida útil. A frota de aeronaves Boeing F/A-18C/D Hornet da Força Aérea Suíça (Schweizer Luftwaffe) completou a primeira fase das melhorias que visam ampliar a vida util das aeronaves. O objetivo é manter a frota em condições operacionais até 2030, quando serão substituídos pelos F-35A. As atualizações, que foram aprovadas pelo Parlamento em 2017, custarão 450 milhões de francos suíços ( US$ 486 milhões) estão sendo feitas pela CAE.
Como parte da primeira fase das atualizações, os Hornets receberam melhorias nos sistemas de comunicação, navegação e no transpoder militar – o famoso IFF – Identification Friend or Foe (identificação de amigo ou inimigo). Além disso, a CAE forneceu melhorias no sistema de treinamento operacional Swiss HORNET Operational Training Systems (SHOTS).
O SHOTS consiste em quatro simuladores de missão em rede projetados para treinamento de missão imersivo que vão desde voss básicos até missões complexas de combate. A CAE atualizou o sistema visual atual para a tela do sistema visual SimuSphere HD de 9 faces da L3 Link, enquanto os treinadores foram atualizados para o mais recente Programa de Voo Operacional (OFP – Operational Flight Program) e incluem uma atualização tecnológica completa dos sistemas de hardware e software. Fechando a 1ª fase, um novo dispositivo de visão noturna (NVG – Night Vision Goggles) foi adquirido para ser integrado ao capacete multifuncional que já está sendo utilizado no treinamento de voo noturno.
Na segunda fase, serão introduzidas novas configurações de software juntamente com um novo sistema de rádio codificado, integrado ao datalink. Por fim, os Hornets serão certificados para realizar 6.000 horas de voo, que serão garantidas por meio de um programa de reforço estrutural e preventivas complementares na estrutura da fuselagem. A Suíça tem hoje em serviço 30 F/A-18 Hornet, sendo 25 F/-18C e 5 F/A18D. A Suíça vai receber 36 F-35A a partir de 2025.
@CAS