Honeywell fornecerá o motor do HAL Turbo Trainer-40 (HTT-40). A Hindustan Aeronautics Limited (HAL) da Índia concedeu um contrato de U$ 100 milhões à Honeywell para fabricar e entregar 88 motores turboélice TPE331-12B, para equipar seu treinador o HAL Turbo Trainer-40 (HTT-40). Os motores TPE331-12 B alimenta os protótipos HTT-40 desde 2014.
O contrato também incluirá serviços de manutenção e suporte. O acordo foi assinado entre o diretor sênior da Honeywell Defense & Space OE Sales, Eric Walters, e o diretor-executivo da HAL (E & IMGT) B Krishna Kumar, na presença do presidente e diretor administrativo da HAL (CMD) R Madhavan. A assinatura é um marco significativo na execução do contrato entre a HAL e Força Aérea Indiana (IAF — Indian Air Force) para fornecer 70 aeronaves HTT-40 com opção para mais 38 unidades. O acordo foi firmado em fevereiro deste ano durante o Aero Índia 2021.
O TPE331-12B da Honeywell é um motor turboélice de eixo único, que compreende duas turbinas de potência, uma entrada e caixa de engrenagens integrais, um compressor centrífugo de estágio, uma turbina axial de três estágios e um difusor de exaustão de turbina. Ele também oferece controle eletrônico do motor (EEC) para potência confiável e características operacionais. De acordo com a HAL, às duas empresas estão agora trabalhando em estreita colaboração para apoiar o potencial de exportação do HTT-40.
“A família de motores TPE331-12 provou-se em operações em todo o mundo, e nos comprometemos a oferecer suporte e entrega de motores e kits dentro do cronograma estipulado para atender aos requisitos da IAF. A Honeywell está comprometida em apoiar a exportação de aeronaves HTT-40 nos próximos anos, com outros programas de motores que estão atualmente no radar” — informou a Honeywell.
@CAS