Holandesa StandardAero atinge IDC para manutenção de motores P&W F135. A holandesa StandardAero, especializada em Maintenance, Repair, Overhaul and Upgrade (MRO&U), alcançou a Initial Depot Capability (IDC) para reparo e revisão geral dos motores Pratt & Whitney F135, que equipam todas as versões dos caças Lockheed Martin F-35 Lightning II. Com essa conquista, anunciada em 03/08, as instalações da empresa na Holanda se tornam a primeira MRO&U homologada para motores F135 fora dos Estados Unidos.
O IDC foi alcançado após a qualificação da capacidade de montagem e desmontagem da StandardAero para o fan e módulos de potência do F135, bem como operações de teste de motor em suas mosdernas instalações de 30.000 pés quadrados, localizada no Centro de Logística Woensdrecht (LCW), da Royal Netherlands Air Force (RNAF). Este local é a primeira célula estrangeira projetada e construída especificamente para suporte e testes de pós-venda dos motores F135.
“Desde a aquisição da DutchAero Services, em março de 2015, temos trabalhhado para aumentar as nossas capacidades na LCW, e operacionalizar nossos serviços de MRO para motores F135. Estamos orgulhosos de alcançar o status IDC e gratos pelos esforços colaborativos de todos os nossos parceiros”, disse Marc Drobny, Presidente para Assuntos Militares e de Energia da StandardAero.
No final de 2014, o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) selecionou a Holanda como um dos centros regionais europeus para MRO&U dos motores F135. Desde então, o Ministério da Defesa da Holanda, o Escritório do F-35 Joint Program, a StandardAero e a Pratt & Whitney têm trabalhado em colaboração para sustentar esta capacidade regional, que apoiará a RNAF, bem como outros operadores do Lighting II na região, sob o F-35’s Global Support System.
“Parabéns à equipe conjunta da indústria e do governo por alcançar o IDC para o F135 da Holanda. Este marco crítico de sustentação é o culminar de anos de planejamento, construção, implantações, treinamento e qualificação. Estou excepcionalmente orgulhoso de como esta equipe superou os vários desafios apresentados pela pandemia de COVID-19 para alcançar esta capacidade MRO&U F135 dentro do prazo estipulado para o cliente”, disse O Sung Kwon, VP de Operações de Manutenção de Motores Militares da Pratt & Whitney.
“A StandardAero tem sido uma excelente fornecedora de serviços MRO&U em nossas franquias militares e comerciais. Isso inclui mais de 40 anos de experiência em nosso motor F100, com mais de 3.000 revisões. Estamos orgulhosos de expandir esta parceria com o motor F135, que irá equipar o caça F-35 pelos próximos 50 anos”, acrescentou Kwon.
Com a declaração do IDC, a unidade holandesa começará imediatamente a apoiar reparos de fans e módulos de potência de motores F135, proporcionando maior capacidade para a rede global MRO&U F135. Os módulos serão desmontados, reparados e remontados pelo pessoal da StandardAero, com assistência técnica da Pratt & Whitney, seguido de teste e retorno ao serviço dos módulos para os operadores.
“Este é um evento significativo para a Holanda, para os nossos parceiros industriais StandardAero e Pratt & Whitney e para os operadores de F-35. O fato de que esse recurso agora está ativo é muito bem-vindo, dada a crescente demanda por reparos de módulos de motores F135. A equipe da Holanda está mais do que pronta para oferecer suporte à crescente demanda da frota de F-35. Atingir esse marco só foi possível devido à estreita parceria entre a Pratt & Whitney, StandardAero e a RNAF, sob a supervisão do F-35 Joint Program Office. Como uma equipe, esses quatro participantes se mantiveram firmes para superar os problemas e contratempos que surgiram ao longo do caminho. Gostaria de transmitir meus cumprimentos a todos os envolvidos no apoio a esta conquista notável e, especificamente, gostaria de agradecer aos membros da equipe no local que trabalharam dias e muitas noites para chegar a este ponto”, disse o Comandante da RNAF Richard Laurijssen, e Chefe do Centro Logístico Woensdrecht.
A capacidade de MRO&U do F135 traz benefícios significativos para a força de trabalho e a indústria holandesas, desde empregos de alta qualificação até a expertise técnica e know-how adquiridos com a manutenção e reparo do motor que equipa o caça mais avançado do mundo.
A 5ª geração F135 é o motor de caça mais avançado e mais poderoso do mundo, com uma série de atributos de desempenho que proporcionam uma mudança radical na capacidade de 4ª geração de motores militares. Isso inclui mais de 40.000 libras de empuxo; um aumento de 50% na capacidade de gerenciamento térmico, permitindo todo o espectro de armmentos do F-35, além de recursos de sensores; um sistema de controle do motor integrado preciso e responsivo, permitindo que o piloto se concentre diretamente na sua missão; e uma baixa assinatura térmica, permitindo que o F-35 realize operações em ambientes restritos (A2AD – Anti-Access/Area Denial).
Além disso, o F135 é o motor de caça mais confiável que a Pratt & Whitney já construiu em seus 96 anos de história. Com design altamente resistente a danos avançado e monitoramento de saúde totalmente integrado, o atual motor F135 demonstrou uma média de horas de voo entre remoção (MFHBR – Mean Flight Hours Between Removal), que é a principal métrica de confiabilidade, duas vezes superior ao objetivo do programa.
Fonte: StandardAero