Holandesa AEC Skyline comprou três jatos L-39 Albatros da Tailândia. A empresa holandesa AEC Skyline, especializada em fornecer serviços aéreos privados, adquiriu recentemente três aeronaves de treinamento e suporte aéreo aproximado L-39ZA/ART Albatros desativados pela Força Aérea Real Tailandesa (RTAF). Entre 1994 e 2021 a RTAF operou uma frota de 37 jatos Aero L-39 Albatros.
A AEC Skyline adquiriu além das aeronaves com sistemas de missão completos, um pacote com motores sobressalentes e estoques de peças de reposição. Das três aeronaves, duas serão incorporadas à frota operacional e uma fornecerá peças e componentes. Atualmente eles estão sendo preparados para a longa viagem até a Holanda.
Operando a partir dos Aeroportos de Groningen Eelde e Breda, a AEC Skyline fornece possui uma frota com alguns L-39 e um Learjet 36A com os quais fornece serviços de apoio aéreo aproximado (JTAC), guerra eletrônica (AEW) e treinamento de adversários (agressor), além de reboque de alvos, sensoriamento remoto, calibração e testes de auxílios à navegação.
@FFO