O Ministério da Defesa holandês anunciou ontem (1612) que irá substituir sua frota de 13 treinadores Pilatus PC-7M Turbo Trainer, que hoje ervem na Real Força Aérea Holandesa – RNLAF (Koninklijke Luchtmacht – KLu) em até sete anos. A frota de treze treinadores de hélice básicos da Koninklijke Luchtmacht (KLu, Força Aérea Real da Holanda) chegará então ao fim de sua vida.
O Elementaire Militaire Vlieger Opleiding (EMVO, Elementary Military Pilot Training) está usando o PC-7 desde 1988. Sua principal missão é formar os novos pilotos da RNLAF. De 2013 para cá, a aeronave passou por um programa de extensão e modificação de vida útil, feita pelo fabricante – Pilatus em Stans (Suíça), para que pudessem continuar serviço até meados de 2027 quando devem chegar ao fim de seus ciclos. O programa de extensão da vida útil e modificação contemplou um cockpit digital e reforços na fuselagem em dezesseis posições. Hoje os 13 PC-7 (KLu L-01 a L-13) são baseados em Woensdrecht e atribuídos ao 131 (EMVO) sq.
A RNLAF não selecionou uma aeronave sucessora. A Câmara dos Deputados também foi informada que a substituição individual talvez não seja necessária. Por exemplo, o MoD está investigando opções inovadoras, como o uso crescente de simuladores modernos e avançados, bem como uma cooperação internacional de treinamento, o que se traduzo em comprar pacotes de treinamento no exterior. A sustentabilidade também terá um papel importante na próxima aquisição. As novas aeronaves de treinamento poderiam ser alugadas ou mesmo terceirizadas do mercado civil, uma opção crescente em países da OTAN.
O projeto de substituição do PC-7 deve custar de US$122 a 305 milhões. O MoD anunciou que avaliará cuidadosamente suas opções e uma aeronave sucessora provavelmente será selecionada em 2022. As aeronaves que naturalmente se candidatam são o Pilatus PC-9, Grob 120 ou Dart 550.
@CAS