Holanda retêm no solo por 24h seus F-35. A Royal Netherlands Air Force (RNLAF) informou dia 22 de abril ter ordenado a parada por 24 horas de toda a sua frota de F-35A, após três dos Lightning II do Esquadrão Nº 322 da Base Aérea de Leeuwarden, apresentarem um desgaste do motor durante as inspeções de rotina. As preocupações apontam que danos por objetos estranhos (FOD – Foreign Object Damage), como sujeira e grãos da camada antiderrapante do sistema da pista, estejam causando esse desgaste no motor Pratt & Whitney F135 do F-35A.
Atualmente a Base de Leeuwarden possui unidades de Lockheed Martin F-16A/B (MLU) Fighting Falcon e de F-35A Lightning II. Na inspeção, apesar do problema ter sido reportado na frota de F-35A, ele aparentemente não afetou os F-16. O motor F135 único do Lightning II é mais pesado do que o turbofan Pratt & Whitney 100-PW-220E do F-16. Ele também produz mais empuxo, o que significa que tem a capacidade de “soprar” mais areia e sujeira durante as operações de taxi, decolagem e pouso.
Holanda reteve no solo por 24h seus F-35. Hoje – 23 de abril, a Base Aérea de Leeuwarden confirmou via Twitter que seus nove F-35A já voltaram as operações de voo, após “Medidas adicionais para prevenir FOD terem sido tomadas”. A RNLAF tem hoje 17 F-35As, nove baseados em Leeuwarden e oito e nos Estados Unidos para fins de treinamento de pilotos e avaliação junto ao 308th Fighter Squadron da 56th Fighter Wing de Luke AFB.
@CAS