Holanda finaliza operação com drones MQ-9A Reaper no Caribe. O Esquadrão 306 da Força Aérea Real Holandesa, ou Koninklijke Luchtmacht (KLu), realizou a última missão operacional com drones de combate e vigilância (UCAS) MQ-9A Reaper no Caribe. A Unidade mantinha três aeronaves baseadas no Aeroporto Internacional de Hato, em Curaçao, de onde partiu o último voo em 12 de janeiro.
A KLu recebeu os três MQ-9A em fevereiro de 2022 e, inicialmente os baseou em Curaçao principalmente pelas condições meteorológicas e ambientais favoráveis para as primeiras missões de avaliação das aeronaves. Agora elas serão enviadas para uma nova base operacional na Romênia, onde atuarão em operações conjuntas com a OTAN.
De acordo com o Ministério da Defesa Holandês (MoD), permanência dos Reaper em Curaçao foi estendida por duas vezes em períodos de seis meses, para treinar e apoiar os Comandos da Marinha e Guarda Costeira holandesas mantidas no Caribe.
Em março de 2019 o MoD holandês assinou um contrato com a General Atomics no valor de US$ 123 milhões, envolvendo a compra de quatro UCAS MQ-9A Bloco 5, estações de controle de solo (GSC), equipamentos e treinamentos associados.
Em agosto de 2023, a General Atomics entregou para a KLu o quarto MQ-9A Reaper além de duas estações de controle terrestre, que foram enviados para a Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda. Não há informações se esta aeronave também será operada a partir da Romênia.
@FFO