Holanda enviará tropas à Bulgária. O governo da Holanda informou que irá enviar até oito caças e 200 miliares para a Bulgária, país membro da OTAN, para auxiliar em suas tarefas de policiamento aéreo em meio à crise da invasão da Ucrânia pela Rússia. A informação foi confirmada pelo governo holandês na sexta-feira 11 de março. É mais uma tentativa da OTAN de reforçar o seu flanco ocidental.
A Holanda colocará inicialmente dois aviões F-35A ou F-16 da Royal Netherlands Ar Force (RNLAF), que serão responsáveis por patrulhas de combate e QRAs nas 24 horas dia pra proteger o espaço aéreo da Bulgária e região do Mar Negro de 1º de abril a 31 de maio. As ações de policiamento aéreo, seguem acordo da OTAN para defesa aérea e antimísseis dos membros da Aliança.
“Para a implementação dessas ações de 4 de março a 24 de junho, no território da Bulgária, até oito aeronaves e até 200 soldados da Holanda serão enviados, de acordo com as necessidades”, afirmou o governo federal em sua determinação.
Atualmente, 4 caças Eurofighter Typhoon do Ejército del Aire (EdA) apoiados por 130 soldados espanhóis estão realizando a vigilância do espaço aéreo búlgaro. A Bulgária, no flanco oriental da OTAN, também pode estar organizando um grupo de batalha de até 1.000 soldados em estreita colaboração com a aliança.
@CAS