Holanda envia cinco de seus F-16 para o EFTC na Romênia. A Royal Netherlands Air Force (RNLAF) enviou os primeiros cinco caça F-16AM/BM para o Centro Europeu de Treino de F-16 na Romênia. O objetivo principal é formar parte dos futuros pilotos de F-16 da Força Aérea da Ucrânia (UAF).
Desde 7 de novembro, cinco F-16 holandeses encontraram um novo lar no Centro Europeu de Treinamento F-16 (European F-16 Training Centre — EFTC), na Base Aérea 86 em Fetesti, na Romênia. Eles fazem parte de um lote de 12 a 18 F-16 que o governo holandês propôs enviar para o EFTC, como parte do pacote de transferência para a UAF.
A aeronave, equipada apenas com tanques de combustível externos, foi vista em poucas fotos apenas com o número de série na cauda e o cocar da RNLAF. As demais marcações foram removidas. Foram enviados neste primeiro lote os F-16AM J-010, J-019, J-366 e F-16BM J-064 e J-210. Estes jatos, embora estacionados na Romênia, continuarão a ser propriedade holandesa.
A EFTC, anunciada em agosto de 2023 pela Lockheed Martin e pelos governos da Romênia e da Holanda, aumentará a prontidão da missão por meio de uma solução abrangente de treinamento de F-16 para pilotos romenos e ucranianos, bem como para outros operadores regionais de F-16.
Num esforço unificado, os Holanda, Dinamarca, com o apoio dos Estados Unidos, assumiram a liderança na coordenação de iniciativas europeias para fornecer à Ucrânia até 61 F-16AM/BM todos ex-RNLAF e da Royal Danish Air Force (RDAF), que devem ser entregues em 2024.
Os pilotos ucranianos enfrentam um prazo apertado para o treinamento da língua inglesa, enquanto se preparam para voar os F-16 já neste mês de novembro tanto na Romênia como nos EUA.
A fase inicial de operação do centro de treinamento começará com um curso de atualização para os instrutores contratados do F-16. Já nos EUA, os ucranianos estão sendo treinados desde o final de outubro na 162th Wing, sediado na Base Aérea da Guarda Nacional de Morris, em Tucson/Arizona.
Quanto à Romênia, o país opera atualmente 17 F-16AM/BM portugueses, aos quais se juntarão em breve mais 32 F-16AM/BM, recentemente adquiridos da Noruega, cujas entregas deverão começar este ano. A Romênia tem planos para adquirir 32 F-35.
@CAS