

Holanda encomenda mais três helicópteros NH90 NFH. A Força Aérea Real Holandesa receberá três helicópteros navais NH90 NFH adicionais, através de um contrato assinado entre a NHIndustries (NHI) e a Agência de Gestão de Helicópteros da OTAN (NAHEMA).
De acordo com um comunicado de imprensa da NHIndustries, os helicópteros serão montados pela Leonardo, na Itália, e entregues na configuração mais recente Bloco 1. Conhecida como Versão de Software 3 (SWR3), o modelo integra sistemas de missão atualizados, incluindo Data Link 22, sistema eletro-óptico de última geração, novos sistemas sônicos integrados e armamento adicional.
O NH90 NFH oferece suporte a uma ampla gama de missões, desde guerra antissubmarino até busca e salvamento. A Holanda é membro fundador do programa NH90, iniciado em 1999, tendo recebido seu primeiro helicóptero em 2010. Foi a primeira nação a empregá-lo operacionalmente, quando realizou missões de combate à pirataria na Somália em 2013.
Os helicópteros navais NFH foram projetados para missões marítimas de longo alcance, incluindo vigilância, identificação, designação e engajamento de alvos. De acordo com a NHIndustries, a configuração mais recente permite que os helicópteros detectem e neutralizem ameaças com mais eficiência, ao mesmo tempo que transmitem informações táticas criptografadas em tempo real aos comandantes combatentes.
A Holanda receberá as novas aeronaves com plena capacidade operacional, reforçando sua frota de helicópteros navais e mantendo o alinhamento com outras unidades aéreas marítimas da OTAN por meio de sistemas comuns e padrões digitais compartilhados.
A entrega dos helicópteros está prevista para 2030. Com este pedido, a Holanda contará com 22 NH90-NFH, todos reunidos no Esquadrão 860 “Arcens affligo” subordinado aoComando de Helicópteros de Defesa (DHC), sediado em Den helder/De Kooy.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO