Holanda encomenda 12 novos helicópteros militares Airbus H225M. O Ministério da Defesa da Holanda (MoD) concedeu à Airbus Helicopters um contrato envolvendo a aquisição de doze helicópteros H225M, além de suporte técnico e serviços associados. O documento foi assinado ontem (06) durante a feira Euronaval, realizada nesta semana em Paris, na França.
Em junho de 2023, a Força Aérea Real Holandesa (RNAF) anunciou a seleção do Airbus H225M Caracal após finalizar um exaustivo processo de avaliação. O objetivo era escolher o seu futuro helicóptero de transporte multimissão.
Atualmente a RNAF opera uma envelhecida frota de uma dúzia de helicópteros AS532U2 Cougar (atual designação H215M) recebidos a partir de 1996 e operados pelo Esquadrão de Operações Especiais 300. O moderno H225M Caracal é o sucessor natural das antigas famílias de helicópteros militares Puma e Cougar.
A Airbus Helicopters e a RNLAF trabalharão em conjunto no desenvolvimento da versão final do H225M para atender todos os requisitos e exigências de missão da RNAF. Uma dessas necessidades é que o novo helicóptero atenda às missões das suas Unidades de Forças Especiais.
Beneficiado pela política de melhoria contínua da Airbus, o H225M está equipado com os mais modernos aviônicos e equipamentos de comunicação, um sistema aprimorado de engrenagens da caixa principal, armamentos HForce (opcional), além do peso máximo de decolagem aumentado para 11.160 kg.
O Airbus H225M já provou sua capacidade em combate e áreas de crise. Hoje, há mais de 350 H225 e H225M em serviço ao redor do mundo, totalizando mais de 880.000 horas de voo. Entre os clientes militares estão o Brasil, França, Malásia, Indonésia, Iraque, Tailândia, Cingapura, México, Kuwait e Hungria.
@FFO