

Holanda e GA-ASI firmam parceria para desenvolver drone ISR. O Ministério da Defesa da Holanda anunciou neste mês de outubro uma parceria com a General Atomics — Aeronautical Systems (GA-ASI) para desenvolver e fabricar UAS de pequeno porte para ISR — inteligência, vigilância e reconhecimento para uso pelas forças da Ucrânia e da OTAN.
A nova plataforma terá baixo custo e capacidade para hospedar uma variedade de cargas úteis e capacidades operacionalmente relevantes. A parceria prevê a implementação de um modelo de negócios que permitirá que a plataforma aumente a produção em alto volume para atender à demanda.
“Este contrato é o primeiro passo de uma parceria estratégica com o Ministério da Defesa holandês que, em última análise, contribuirá para a defesa da Ucrânia e da OTAN, criando um sistema de defesa europeu versátil”, disse o CEO da GA-ASI, Linden Blue.
A nova aeronave deverá voar antes do final do ano, com produção inicial em baixa velocidade prevista para começar em 2026, tanto nos EUA quanto na Holanda. A General Atomics selecionou a empresa holandesa VDL Defentec para fabricar o veículo aéreo na Holanda.
A VDL Defentec é especializada no desenvolvimento, engenharia, subcontratação e produção de veículos militares e para fins especiais, incluindo veículos terrestres não tripulados.
A General Atomics descreveu o novo relacionamento como uma “parceria urgentemente necessária para defender a Europa”.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS