A Koninklijke Luchtmacht (KLu), ou Real Força Aérea Holandesa (RNLAF) está gradualmente desativando a sua frota de General Dynamics F-16A Fighting Falcon. Recentemente, foi a vez do F-16AM, matrícula J-616 (c/n 6D-48), que realizou a sua última missão na noite de 18 de janeiro passado. Ele era o F-16 mais antigo em serviço na frota da RNLAF, sendo entregue para o Esquadrão 311, em 14 de maio de 1982. Nesses 39 anos em serviço, o J-616 passou pela atualização Mid-Life, o que lhe conferiu a designação F-16AM “Mike”.
Em 1986, o J-616 recebeu uma pintura especial alusiva ao evento dos portões abertos da Base Aérea de Eindhoven, ocorrido entre 19 e 20 de setembro daquele ano. Nesses quase 40 anos em serviço, o “616” acumulou aproximadamente 5.100 horas de voo, um número baixo se comparado ao tempo de serviço. Todavia, a decisão de aposentá-lo levou em consideração diversos fatores, que concluíram pela aposentadoria do jato.
Nos últimos 43 anos, passaram pela frota da RNLAF nada menos que 213 F-16A/B. Hoje, pouco mais de 50 F-16AM/BM estão operacionais em duas unidades de caça, o Esquadrão 312, da Base Aérea de Volkel (EHVK), e o Esquadrão 322, da BA de Leeuwarden (EHLW). Este último, deverá desativar todos os seus F-16 até julho deste ano.
A RNLAF está substituindo os seus F-16AM/BM por modernos F-35A Lightning II. Até o momento, 15 F-35A holandeses saíram das linhas de produção, sendo que oito (F-001 à F-008) permaneceram na Base Aérea de Luke, nos Estados Unidos, para treinamento de tripulantes, e seis (F-009 à F-015) já estão no Esquadrão 322.
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