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Holanda antecipará a aposentadoria dos seus C-130H

17 de outubro de 2020

Gilse Rijen, 23 maart 2010.C-130 vliegt boven Nederland.

Um C-130H30 (G-273) e um C-130H (G-988), abandonando a formação sobre a Holanda, em 23 de março de 2010 (Foto: RNAF).

O Ministério da Defesa da Holanda (MoD) adiantará a substituição dos quatro C-130H Hércules, que compõem a frota de transporte tático operacional da Real Força Aérea Holandesa (RNLAF – Royal Netherlands Air Force).

RNAF C-130H-30 G-273, chegando na RIAT 2013 (Foto: Mark Kwiatkowski).

Em 12 de outubro, a Secretária de Estado da Defesa, Barbara Visser, enviou mensagem ao Parlamento, informando a necessidade de antecipar o processo de aquisição do substituto dos C-130H. O projeto deverá ser implementado entre 2021 e 2028, com a chegada dos primeiros aviões novos em 2026.

A RNAF possui quatro Hércules, todos comissionados no Esquadrão 336, na Base Aérea de Eindhoven (EHEH). São dois C-130H-30 (alongados), adquiridos novos de fábrica em 1992, e dois C-130H excedentes da US Navy, comprados em 2005. A célula mais antiga é de 1978, e mantém a configuração original.

RNAF C-130H-30 G-275 aproximando para Eindhoven em 21 de setembro de 2019 (Foto: Eerebout Stefaan).

Frota de C-130 da RNAF

MatrículaModeloc/nNome batismoAno fabricaçãoMatrícula anterior
G-273C-130H305273‘Ben Swagerman’1994N4080M * TESTE
G-275C-130H305275‘Joop Mulder’1994N4080M *TESTE
G-781C-130H4781“Bob van der Stok”1978USN BuNo 160608
G-988C-130H4988“Willem den Toom”1983USN BuNo 162313

Uma frota pequena, a idade avançada das células e a consequente a diminuição entre os períodos de manutenção, estão reduzindo a disponibilidade operacional das aeronaves. O MoD concluiu que submeter a frota em um processo de modernização, reduzirá significativamente a capacidade de transporte da força aérea, e que a sua substituição imediata é premente.

RNAF C-130H G-781, taxiando em Haia em 23 de janeiro de 2020 (Foto: Andre Wadman).

O Ministério da Defesa irá abrir concorrência pública para aquisição de novas aeronaves de transporte tático multifuncional, com requisitos específicos, como capacidade de transporte aeromédico, sistemas de autoproteção e equipamentos de comunicação datalink, entre outros. Os concorrentes deverão ser aeronaves existentes no mercado e comprovadamente experimentadas, e provavelmente ficará entre o Lockheed C-130J e o Airbus A400M.

RNAF C-130H G-988, decolando de Eindhoven AB em 13 de setembro de 2013 (Foto: Landmachtspotter).

@FFO

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