HMS Queen Elizabeth irá liderar o CSG na região Indo-Pacífico. Previsto para iniciar em breve, o Carrier Strike Group 2021 (CSG 2021) do Reino Unido, liderado pelo porta-aviões HMS Queen Elizabeth, navegará para a região Indo-Pacífico em seu primeiro desdobramento operacional.
Como uma representação da política externa do Reino Unido, o porta-aviões HMS Queen Elizabeth Carrier – o maior navio já construído pela Marinha Real Britânica – em breve iniciará uma navegação para a Índia, Japão, Coréia do Sul, Cingapura e outras regiões. A nau-capitânia do Reino Unido participará de uma série de exercícios conjuntos com as forças militares da região Indo-Pacífico, expandindo a interoperabilidade e aprimorando a capacidade de defesa regional.
Ao longo da implantação, o CSG 2021 do Reino Unido apoiará a liberdade de passagem através de rotas comerciais globais vitais, em demonstração do compromisso com um sistema internacional com normas e comportamentos que beneficia todos os países. Com isto, o governo do Reino Unido assume importante posição na política externa, se tornando o país europeu com maio presença e integração na região Indo-Pacífico, em apoio ao comércio internacional e segurança marítima.
O Carrier Strike Group da Royal Navy, viajará mais de 26.000 milhas náuticas do Mediterrâneo ao Mar Vermelho, do Golfo de Áden ao Mar da Arábia, e do Oceano Índico ao Mar das Filipinas. Além da nau-capitânia HMS Queen Elizabeth, o CSG 2021 contará com os destróieres Tipo 45 HMS Defender e HMS Diamond, as fragatas anti-submarino Tipo 23 HMS Kent e HMS Richmond, e os navios-tanque e armazenamento Fort Victoria e RFA Tidespring. O Grupo Aéreo Embarcado estará composto por 13 caças Lockheed F-35B Lightning II, quatro helicópteros de ataque marítimo Wildcat, sete helicópteros Merlin Mk2 ASW anti-submarino e de alerta antecipado aerotransportado e três helicópteros de comando Merlin Mk4.
Segundo a OTAN, o Reino Unido tem o maior orçamento de defesa da Europa, o quinto maior do mundo, além de ser o segundo maior exportador mundial de equipamentos de defesa.
@FFO